Produto natural ocupa espaço nas gôndolas

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Clube dos Produtores, do Walmart, contribui para ampliar a venda de itens da agricultura familiar nas lojas da rede


Manter a sustentabilidade da cadeia natural dos produtores de hortifrutis é um dos desafios da rede de supermercados Walmart Brasil, que nos últimos dois anos tem ampliado o espaço de alimentos naturais provenientes da agricultura familiar em sua rede por meio do Clube dos Produtores.

A ideia do programa surge com a necessidade e a preocupação da rede em fornecer alimentos saudáveis e naturais aos seus clientes junto com a preocupação em ajudar a conter amigração deste tipo de produtor rural para os grandes centros urbanos em busca de melhores condições de vida.

Segundo Alain Benvenuti, vice- presidente de perecíveis do Walmart Brasil, esse programa que teve inicio há 10 anos conseguiu fechar 2012 com um total de 10.560 famílias fornecedoras de alimentos hortifruti para a rede supermercadista.

Essas famílias estão localizadas em426 municípios de 12 estados brasileiros, que representam aproximadamente R$ 200 milhões em compras desses produtores, que detém 20% das vendas anuais de hortifruti do Walmart Brasil.

Ainda de acordo com Benvenuti, apenas no Sul, esse número salta para quase 30%, contando que em2013, haverá aumento da região de abrangência do programa, com o lançamento em mais três estados. “Esse programa surgiu com o objetivo de aproximar o produtor rural da rede varejista, já que eles conseguem oferecer produtos mais frescos e de mais qualidade”, diz, destacando que a meta da rede é chegar a uma participação de 50% nos próximos dois anos.

Benvenuti conta que o Walmart oferece um serviço de apoio a essas famílias para que tenham condições de se manterem como grandes fornecedores de escala.

“Disponibilizamos engenheiros agrônomos para dar todo o suporte”, diz, destacando que o homem para estar no campo precisa ter qualidade de vida e conforto.

“Se não fizermos isso, em 10 anos não teremos mais produtos fresco à mesa. E com o trabalho que temos feitos, notamos que há satisfação dos produtores quando vão à campo colher o produto”, explica.

Durante o segundo semestre de 2012, o Clube dos Produtores passou a oferecer novos itens, entre os quais o mel Crisomel de Alfredo Vagner (SC) para os Estados do Sul; o tomate Sweet Grape e lichia no Sudeste; e o mel orgânico da Cooperativa – Casa Apis do Estado do Piauí no Nordeste, que já tiveram grande procura pelos consumidores nas lojas da rede.

 

Veículo: Brasil Econômico





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