Nestlé prevê ano difícil depois de vendas fracas

Leia em 1min 20s

A Nestlé acredita que este ano será tão desafiador quanto foi 2012, quando teve crescimento  de vendas mais fraco que o esperado na Ásia e nas Américas. O maior grupo alimentício do mundo viu as vendas orgânicas subirem 5,9% no ano passado, para 92,2 bilhões de francos suíços, em linha com a estimativa média de analistas, e marcando ligeira recuperação ante o terceiro trimestre, quando houve alta de cerca de 5%.

Entretanto, as vendas nas Américas, que contribuem com perto de um terço do total, cresceram 5,2%, enquanto Ásia, Oceania e África - equivalentes a cerca de 20% das vendas - tiveram aumento de 8,4%. Ambos desempenhos ficaram abaixo do previsto por analistas.

Como destaque positivo, analistas indicaram o crescimento de 6,4% no segmento de águas engarrafadas, impulsionado por fortes vendas de marcas premium como San Pellegrino e Perrier, assim como da marca de baixo custo Pure Life.

"O ambiente [de negócios] parece ser tão desafiador em 2013 quanto o foi em 2012", afirmou o presidente-executivo da Nestlé, Paul Bulcke. "Mas 2013 vai novamente oferecer oportunidades para aumentar nossas vantagens competitivas [e] trazer nossas oportunidades de crescimento."

A companhia reiterou a estimativa de crescimento orgânico de vendas entre 5% e 6% neste ano.

A suíça informou que obteve um lucro líquido de 10,6 bilhões de francos suíços (US$ 11,55 bilhões) no ano cheio de 2012. Em 2011, o lucro da empresa foi de 9,5 bilhões de francos suíços (US$ 10,35 bilhões). As vendas da Nestlé atingiram 92,2 bilhões de francos suíços (US$ 100,5 bilhões), acima dos 83,6 bilhões de francos (US$ 91,110 bilhões) em 2011.



Veículo: DCI




Veja também

Marketing on-line à espera da pequena e média empresa

Com investimento da Mountain, startup OndaLocal oferece plataforma para colocar as PMEs na internet Cerca de 95% dos ...

Veja mais
Inadimplência acompanha o avanço das vendas do varejo em janeiro

As vendas do varejo registraram um crescimento de 3,88% no mês de janeiro, na comparação com igual p...

Veja mais
Em crise, LBR inicia profunda reestruturação

Pressionada por uma dívida de R$ 1 bilhão, a LBR - Lácteos Brasil deflagrou ontem uma grande reestr...

Veja mais
Nestlé cresce em reais, mas encolhe em francos

As vendas da Nestlé, maior fabricante de alimentos do mundo, recuaram 0,5% no Brasil em 2012, enquanto a receita ...

Veja mais
Abilio pode ter chapa rival na BRF

Tanto mais perto chega o momento de apresentar a chapa para o novo conselho de administração da BRF, mais ...

Veja mais
Produto natural ocupa espaço nas gôndolas

Clube dos Produtores, do Walmart, contribui para ampliar a venda de itens da agricultura familiar nas lojas da redeMante...

Veja mais
Aviação se reinventa e abrirá lojas com sua própria marca

Empresa quer ampliar distribuição em varejistas regionais de Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Bras&iacu...

Veja mais
Páscoa chega a supermercados

Com 14 lojas espalhadas pela Capital, rede Super Nosso está esperando incremento de 10% nas vendas de 2013 sobre ...

Veja mais
Reckitt avança em países emergentes

Os mercados emergentes e os segmentos de saúde e higiene puxaram o crescimento da fabricante britânica de b...

Veja mais