Comércio eletrônico cresce para R$ 28,8 bi

Leia em 1min 30s

O comércio eletrônico (e-commerce) girou R$ 28,8 bilhões em 2013, alta nominal de 28% na comparação com 2012, quando o faturamento chegou a R$ 22,5 bilhões, de acordo com a E-bit, empresa especializada em informações do varejo on-line. A expectativa nominal, que era de crescimento de 25%, foi superada.

"Muitas pessoas das classes C e D, que não tinham acesso à internet, passaram a se conectar através de modelos mais simples de smartphones. Além de internautas, tornaram-se consumidoras on-line", avalia o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti. Além disso, Guasti aponta que o evento conhecido como Black Friday rendeu R$ 770 milhões ao e-commerce, resultado que bateu recorde de faturamento em um único dia. Com essa mesma avaliação está Maurício Salvador, presidente da Abccom (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico). Em entrevista ao DCI, o porta-voz disse que a data já faz parte do calendário nacional e é aprimorada, com cada vez mais comerciantes lançando promoções reais. Em 2013, o Black Friday foi responsável, sozinho, por um faturamento de R$ 440 milhões.

Para desenvolver os projetos e oferecer maior qualidade do serviço, empresas já pensam em operar o estoque no full time - 24 horas por dia e finais de semana.

A expectativa é de que, neste ano, o comércio eletrônico registre um crescimento nominal de 20%, ao alcançar um faturamento de R$ 34,6 bilhões, puxado pela venda de materiais esportivos e de televisores de grandes proporções com tela fina por conta da Copa do Mundo.

O Brasil tem 37 mil lojas virtuais, sendo 99,5% de micro e pequenas empresas. Entidades preveem aumento do número de lojas, além da contínua adesão por parte de marcas tradicionais, ao modelo de e-commerce.



Veículo: DCI


Veja também

3M leva portfólio de equipamentos de segurança para o varejo

Linha de produtos de proteção voltada para o consumidor final apresenta a mesma tecnologia e qualidade rec...

Veja mais
Saco de pão ganha status

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 99% das empresas brasileiras sã...

Veja mais
TOTVS lança solução de mobile banking

Ferramenta permite personalizações e é integrada à plataforma de internet banking da companh...

Veja mais
Virginia Villaescusa Vaamonde é a nova CEO da Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil

  Virginia Villaescusa Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação - GS1 B...

Veja mais
Tecnologia para vender e conhecer melhor o cliente

No provador, consumidor tem companhiaÉ o fim da privacidade na hora da compra. Até sozinho no provador o c...

Veja mais
Aplicativo gratuito avalia serviços e marcas

Com o 'MyFunCity', as empresas recebem, em tempo real, avaliações feitas por consumidores Um consu...

Veja mais
Nestlé faz acordo de biotecnologia com Cellular Dynamics

Companhia reforça sua pesquisa sobre a ligação entre dietas e doençasA Nestlé acertou...

Veja mais
Com perda de patentes, Nespresso perde espaço

Pioneiro da tecnologia das cápsulas de café, a Nespresso, da Nestlé, luta para sobreviver em meio a...

Veja mais
Elo promove cruzada por aceitação nas redes de varejo

Entre as piores experiências de se passar quando se vai às compras está ouvir no guichê do cai...

Veja mais