Feiras estimam a retomada do crescimento

Leia em 4min 50s

O setor de feiras corporativas deve ter um ano de 2013 animado, sendo que a expectativa do reflexo deverá ser vista ainda neste primeiro semestre de 2013, por conta de várias medidas governamentais de incentivo a alguns setores. Organizadores de encontros das áreas têxtil e confeccionista, assim como do ramo de logística e do próprio setor de organização de feiras, estão programando um período animado, por conta de ações como a desoneração da folha de pagamento, o adiamento do pagamento de PIS/Cofins e a prometida redução das tarifas de energia elétrica. Com perspectivas otimistas em relação às feiras passadas, a Itmex Americas e a Feimaco - promovidas pela Reed Exhibitions Alcantara Machado -, eventos direcionados ao lançamento de máquinas e componentes para os setores de tecelagem e confecção, respectivamente, devem contar com maior número de visitantes este ano, no centro de exposições Anhembi, em São Paulo.

É o que espera José Danghesi, diretor responsável pelos eventos: "Hoje já percebemos uma movimentação positiva no mercado, fato que nos leva a reforçar a confiança no sucesso das feiras, que acontecem em um período bastante adequado para a cadeia têxtil e confeccionista reavaliar seus investimentos na renovação de maquinários. Por parte das associações representativas da indústria, também verificamos a previsão de um cenário mais otimista para 2013", analisa ele.

Já para Luiz Aubert Neto, presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), com algumas medidas que o governo federal está tomando, "como a busca pela queda de juros, a desvalorização do câmbio e a queda das taxas de energia elétrica, acredito que 2013 será o ano da virada", declarou.

Análises das vendas de fim de ano também revelaram que os setores têxtil e de vestuário estão incluídos entre os que mais venderam em dezembro passado, ou que já receberam encomendas mais firmes para os primeiros meses do ano. Outro indicativo, segundo José Danghesi, do crescente interesse dos fabricantes em conhecer as novas tecnologias em maquinários. "Em tempos de busca de maior competitividade na indústria, não devemos esquecer que maquinário novo representa maior produtividade, mais qualidade e menor custo de manutenção", ressaltou ele.

Por ocasião do lançamento das feiras, que acontecerão no período de 2 a 5 de abril de 2013, Mauro Andrada, presidente da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Máquinas para Costura Industrial, Componentes, Acessórios e Sistemas (Abramaco), reiterou a importância da realização dos eventos. "Ponto alto para o setor confeccionista, estimulando a participação dos fabricantes de máquinas".

Outro evento simultâneo que acontecerá em São Paulo voltada às indústrias têxtil e confeccionista é a NT&TT Show - 5ª Feira Internacional de Não Tecidos e Tecidos Técnicos -, que lança as novidades do setor de não tecidos e tecidos técnicos. A previsão é de que os encontros receberão a média de 10 mil compradores qualificados vindos de todo o Brasil e do exterior.

Mais espaços

O setor de feiras e eventos tem demonstrado um crescimento expressivo, mesmo com alguma deficiência em opções de espaços - reivindicação dos especializados no setor nos últimos anos. Dentre as empresas associadas à União Brasileira dos Promotores de Feira (Ubrafe), a Reed Exhibitions, por exemplo, é uma das líderes e comemora bons resultados.

No ramo de itens para o lar, itens de uso doméstico e para presente, a novidade é da Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (Abup), entidade que espera bons resultados com a organização de seu 26º Abup Show, este ano. No Transamerica Expo Center, em São Paulo, o evento acontece agora, nos dias 16 a 19 de fevereiro, abrindo assim o calendário anual de encontros corporativos.

Conforme os organizadores, a feira pretende expor o que há de novidade nos segmentos de móveis, decoração, presentes, mesa posta e utilidades para o lar, para o que deverá contar com mais de 100 expositores; na edição passada o encontro tinha 107 expositores. Neste ano, o 26º Abup Show terá uma novidade: a presença da Swarovski, criada em 1895 e referência em cristais, que apresentará sua linha de decoração residencial nos quatro dias.

No mês que vem é a vez de outro destaque. Entre os dias 04 e 07 de março, empresas como a Carpe Diem, que atua no ramo de presentes, decoração e papelaria, mais uma vez marcarão presença na 46ª edição da Gift Fair, também voltada a artigos para a casa, decoração e design. A perspectiva é de que este será o maior encontro do segmento na América Latina, apresentando aos lojistas as novidades que estarão nas principais vitrines do Brasil. "A empresa vê a feira como uma grande oportunidade para se fazer negócios e ótima vitrine para demonstrar seus produtos", diz Priscila Rigoni, diretora de criação da Carpe Diem.

Promotores

Aos promotores e organizadores de eventos corporativos, a EBS Evento Business Show espera alcançar um público de mais de 5 mil profissionais. Em sua 11ª edição, a EBS, focada em destinos, espaços, fornecedores, shows e gastronomia, reunirá cerca de 150 expositores entre os quais estão destinos nacionais e externos que vão destacar o turismo de lazer e de negócios, hotéis, serviços para gastronomia, espaços para a realização de eventos, foto e filmagem, som, dentre outros.

Programada para acontecer entre os dias 22 e 23 de maio deste ano, das 13h30 às 20h00, no Centro de Convenções Frei Caneca, 5º andar, em São Paulo, a EBS aproveitará a ampliação da área do Frei Caneca.

"Com a ampliação, a EBS poderá oferecer ao mercado uma área maior, permitindo, assim, que mais empresas estejam presentes como expositoras. A ampliação do Frei Caneca, o sucesso da EBS e a grande demanda por expositores contribuíram para a continuidade do nosso crescimento", afirmou Marcello Baranowsky, diretor do Grupo EventoFacil, organizador e promotor da Feira EBS, por meio de nota.
 

 
Veículo: DCI


Veja também

Ovos de chocolate chegam a 800 mil pontos

Depois das vendas sazonais de Carnaval, os varejistas já se animam e as previsões estão otimistas p...

Veja mais
Agência Enken promove edição brasileira do Valentine's Day hoje

Uma iniciativa da Agência Enken - empresa especializada em marketing integrado e varejo eletrônico (e-commer...

Veja mais
Produtor de algodão pede elevação do preço mínimo

A área plantada com algodão no País para a safra 2012/2013 teve uma redução de 33% e ...

Veja mais
Indústria fatura R$ 100,5 bi com comida fora do lar em 2012

A indústria brasileira da alimentação faturou R$ 100,5 bilhões com vendas ao food service em...

Veja mais
Preços caem e vendas de aparelhos de Blu-ray crescem 57% no Brasil

Aparelho pega carona na popularização das TVs de alta definição e ganha espaço nas es...

Veja mais
Fabricante dos produtos Vanish e Veja venderá Naldencon e Luftal no Brasil

Operação entre a americana Bristol-Myers Squibb e a britânica Reckitt Benckiser envolve US$ 482 milh...

Veja mais
Chocolate próprio

Com o fim do Carnaval, os ovos de Páscoa chegam às lojas. As grandes varejistas devem investir nos produto...

Veja mais
Importação de gasolina foi 73% maior em 2012

Despesa com a compra de 3,8 bilhões de litros do combustível no exterior cresceu 82% e alcançou US$...

Veja mais
Feriado prolongado afeta vendas em Belo Horizonte

Com o fechamento do comércio de Belo Horizonte durante os dias de Carnaval (sábado, segunda e terça...

Veja mais