Empresas correm para montar e-commerce mais simples

Leia em 3min 10s

Há uma disputa entre as diferentes empresas facilitadoras de pagamento para conquistar fatias maiores das transações que passam pelo e-commerce. Sairá ganhando quem deixar a compra online mais rápida e simples.A Stelo, criada pelo Banco do Brasil, Bradesco e Cielo, fez a investida mais recente.

A empresa está tentando se transformar em um "cadastro universal" do e-commerce brasileiro. Inspirada no Facebook e na Amazon, a companhia criou o selo "login com Stelo", que, na prática, permite ao cliente fazer compras na internet sem ter cadastro na varejista.

A solução faz parte de um plano da empresa de se diferenciar de suas concorrentes, especialmente o PayPal, líder global no segmento, com 3 milhões de usuários ativos no Brasil, base muito maior do que os 50 mil cadastros da Stelo.O "login com Stelo" está disponível hoje em um projeto piloto com sete varejistas, como a marca de cosméticos Anna Pegova e Farma Delivery. A meta é fechar com o grande varejo até o Black Friday, em novembro.

A inspiração veio de um case apresentado pela Amazon em outubro de 2013, em um congresso sobre tecnologia para pagamentos. "O produto foi pensando para atender aquele cliente que compra em vários sites e que não quer ter de preencher um cadastro em cada um deles, guardar várias senhas e ter de digitar o cartão toda vez", afirmou o presidente da Stelo, Ronaldo Varela. "Para o varejista, a vantagem é agilidade. O cliente fecha a compra mais rápido e reduz o índice de desistência", diz.

O PayPal também tem soluções para cortar o número de cliques na hora de comprar. Um serviço chamado "shortcut", disponível no Brasil em sites como Ponto Frio, Vivo e Mobly e no aplicativo 99 Táxis, processa automaticamente o pagamento com PayPal cada vez que o cliente compra no site, sem a necessidade de digitar novamente seu login e senha do PayPal. O cliente, no entanto, precisa ter cadastro na varejista.

SOLUÇÃO BRASILEIRA

Lançado globalmente em 1998, o PayPal ficou conhecido pelos brasileiros que fazem compra em sites estrangeiros. Há quatro anos, a empresa americana abriu um escritório no Brasil. "Um dos nossos diferenciais é que somos uma empresa global, o cliente pode usar o mesmo login e senha aqui e no exterior", disse a diretora de vendas do PayPal Brasil, Paula Paschoal. "Mas nossos serviços são tropicalizados. O Brasil é o único país em que se pode parcelar as compras feitas no PayPal."

Outras empresas, como PagSeguro, do site Uol, e MercadoPago, da rede MercadoLivre, também atuam nesse segmento. De acordo com o diretor executivo da consultoria E-bit, André Ricardo Dias, os varejistas buscam soluções do gênero para minimizar o risco de perdas com fraudes, que pode chegar a 3% ou 4% das vendas em alguns sites.

Se a transação passar por um facilitador de pagamento, ele assume o prejuízo no lugar da varejista. "A escolha entre um ou outro depende da agilidade do serviço e das taxas que eles cobram do varejista por transação e antecipação de pagamentos", afirmou. A Stelo chegou no mercado há menos de um ano e meio, mas tem acionistas de peso recomendando sua solução.

O cadastro na Stelo para clientes do Bradesco e Banco do Brasil é feito no próprio internet banking. "Esses bancos emitem 40% dos cartões do Brasil. Se eu conseguir uma pequena taxa de conversão, são milhões de clientes para a Stelo", disse Varela.

As linhas de crédito disponíveis no banco, como o cheque especial, serão integradas na conta do cliente na carteira Stelo. Outra vantagem da empresa é poder sentar ao lado dos bancos para negociar com lojistas, que além da solução de pagamentos buscam antecipação de recebíveis.




Veículo: Site Diário do Comércio - SP


Veja também

Brasilienses criam plataforma virtual para vender alimentos saudáveis

Produtos são vendidos direto dos produtores e selecionados por nutricionistas. A "Horta na Porta" deve ser lan&cc...

Veja mais
Celular usa preço para ganhar mercado

Taiwanesa Asus começa a vender no Brasil novos smartphones por até R$ 1.999; meta é ficar entre as ...

Veja mais
Dispositivos móveis ajudam a ampliar as vendas no e-commerce nacional

Smartphone tem sido usado com maior frequência nas compras on-line. Estimativa é que o canal represente mai...

Veja mais
FEE lança ferramenta para pesquisa sobre exportações

                    ...

Veja mais
Alvos de hackers, empresas brasileiras se omitem sobre ataques

Centenas de empresas brasileiras estão vulneráveis a ciberataques, diz relatório. A maioria n&atild...

Veja mais
Código de barras padronização impulsiona resultados e otimiza a cadeia dos suprimentos

O código de barras virou sinônimo de estratégia para a gestão e automação de pr...

Veja mais
Solução prevê reduzir filas de caixa

Uma tendência cada vez mais forte no varejo é a substituição dos caixas físicos por se...

Veja mais
São José testa novo aplicativo para varejo

São José dos Campos - O produto desenvolvido pelo jovem administrador de empresas, André Camargo, d...

Veja mais
Juiz de Fora lança app para fomentar comércio

                    ...

Veja mais