FEE lança ferramenta para pesquisa sobre exportações

Leia em 1min 50s

                                                    Gratuito, SisExp sistematiza dados de todos os estados e segmentos.

Desde ontem, quem necessita de dados sobre exportações brasileiras para pesquisas e estudos passou a ter uma nova ferramenta de auxílio na tarefa. Fruto de três meses de trabalho na sua efetiva construção, o Sistema de Exportações (SisExp), lançado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), reúne todas as informações sobre as exportações brasileiras de 2007 para cá. Mais do que isso, a plataforma permite ao usuário moldar os dados ao seu interesse específico, segmentando-o por estados, período e categorias de produtos.

"É uma das ferramentas mais amplas que existem sobre o setor externo, e que esperamos possa ajudar os pesquisadores nessa área", afirmou, no lançamento, o presidente da FEE, Igor Morais. O sistema é abastecido com os dados divulgados mensalmente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), com a missão de tornar mais fácil a busca, que hoje tem de ser feita documento a documento. Na interface, o usuário pode delimitar os estados de origem e os países de destino, e critérios como valor, participação percentual, e índices de valor, de preço e de volume.

Como usa os dados do Mdic, a ferramenta tem potencial de alcance nacional, não sendo exclusiva ao Rio Grande do Sul. "Além disso, tem como diferencial ter acesso gratuito. Existem hoje ferramentas similares, não tão completas assim, que são pagas e com valores elevadíssimos",? argumenta o coordenador do núcleo de indicadores conjunturais da fundação, Renan Cortes. O ineditismo da iniciativa é encarada, também, como uma forma de trazer protagonismo nacional à FEE, que apresentará o sistema a órgãos ligados ao setor nas próximas semanas.

Para além do auxílio nas pesquisas individuais, o novo sistema passará a ser utilizado pela própria FEE na sua série regular das exportações gaúchas. Com isso, a série ganhará novas funções, passando a fazer classificações por valor agregado (entre produtos básicos, semimanufaturados e manufaturados) e por intensidade tecnológica (entre baixa, média e alta tecnologia), divisões que integram o escopo do SisExp. Segundo a FEE, no futuro, outros recursos como os dados de importação e consultas em inglês para pesquisadores estrangeiros serão implementados. O sistema está disponível em exportacoes.fee.tche.br. (Guilherme Daroit)


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Alvos de hackers, empresas brasileiras se omitem sobre ataques

Centenas de empresas brasileiras estão vulneráveis a ciberataques, diz relatório. A maioria n&atild...

Veja mais
Código de barras padronização impulsiona resultados e otimiza a cadeia dos suprimentos

O código de barras virou sinônimo de estratégia para a gestão e automação de pr...

Veja mais
Solução prevê reduzir filas de caixa

Uma tendência cada vez mais forte no varejo é a substituição dos caixas físicos por se...

Veja mais
São José testa novo aplicativo para varejo

São José dos Campos - O produto desenvolvido pelo jovem administrador de empresas, André Camargo, d...

Veja mais
Juiz de Fora lança app para fomentar comércio

                    ...

Veja mais
Tecnologia para fisgar o consumidor

Um aplicativo para smartphones e tablets com tecnologia que permite localizar o cliente dentro da loja, em tempo real, p...

Veja mais
Samsung tenta defender fatia no mercado

Por quatro anos a Samsung aproveitou o sucesso de seus smartphones Galaxy, fazendo bilhões de dólares na c...

Veja mais
Castelo Alimentos lança loja virtual em comemoração aos 110 anos

O objetivo é usar os recursos da Web para levar os produtos da marca aos consumidores de todo o país Ag...

Veja mais
Tampa inteligente consegue detectar data de validade dos alimentos

    Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais