Dispositivos móveis ajudam a ampliar as vendas no e-commerce nacional

Leia em 3min 10s

Smartphone tem sido usado com maior frequência nas compras on-line. Estimativa é que o canal represente mais de 13% do varejo eletrônico até o final deste ano no mercado brasileiro

Os varejistas on-line devem ficar atentos ao aumento das compras por dispositivos móveis, que representam 10% dos pedidos pela internet. Segundo especialistas, o segmento deve estar entre os investimentos necessários para o crescimento das operações.

"Em anos anteriores, essa participação era bem menor. Isso mostra que os smartphones, além de inseparáveis, trazem comodidade ao consumidor na hora da compra", afirmou o diretor executivo da e-bit, André Dias.

Conforme o 32º relatório Webshoppers, nos últimos seis meses ao menos 48% dos e-consumidores fizeram uma compra por meio de tablet; outros 47% afirmaram ter usado o celular para efetuar a aquisição. "Eles afirmam que a compra feita pelo dispositivo móvel é mais prática. E que usam o aparelho também para pesquisar sobre os produtos e para saber a reputação das marcas ou das lojas", explicou Dias.

Quem acaba de lançar um aplicativo mobile é a varejista de artigos esportivos Centauro. A empresa afirma que a iniciativa é continuar a oferecer a melhor experiência de compra, independentemente do canal. Hoje, cerca de 10% das vendas da operação on-line da vareja são feitas pelos dispositivos móveis. "A tendência é que esse número cresça em 50% logo no primeiro ano do aplicativo, uma vez que estamos aumentando os investimentos em marketing mobile", explicou o gerente de marketing on-line da operação virtual da rede (SBNET), Germano Batista.

Criatividade

Para o sócio fundador do site Men's Market , Lucas Amoroso, em tempos de crise ser criativo é o que garante bons resultados. "Estamos criando mais promoções nas categorias com menor saída, melhorando a gestão dos estoques e dando benefícios aos consumidores", disse ele. A loja virtual atua especificamente com o público masculino. Como forma de fidelização, a empresa lançou recentemente um clube de assinatura. "São promoções para os clientes mais fiéis, com frete grátis nas compras", explicou.

Para ele, o canal mobile é tão importante quanto o site. "A conversão de venda é menor no mobile, mas o importante é estar onde o consumidor está. Uma ação não funciona sem a outra". A empresa espera faturar R$ 22 milhões este ano, mas a meta não está fácil de ser alcançada. "Mantivemos a meta prevista, mas sabemos que não será fácil. Por isso vamos investir mais em marketing e em capital de giro".

Contramão

Com 70% de crescimento no primeiro semestre o KaBuM, e-commerce de eletrônicos diz estar na contramão da crise. "Estamos com bom desempenho nos dois primeiros trimestres do ano. Quem não for eficiente vai sofrer nesses momentos", afirmou ao DCI o cofundador e CEO do KaBuM, Leandro Ramos. O executivo declarou que por ser um player consolidado no mercado nacional, tem maior poder de barganha com os fornecedores. "Tem muitas lojas fechando e os fornecedores estão atentos às empresas que estão no mercado. Isso nos faz ter melhores preços", disse.

Desde o ano passado, o KaBuM tem reestruturado sua operação. "No meio de 2014 reestruturamos a empresa, criamos um e-commerce voltado para a venda de cosméticos. Agora no segundo semestre vamos desmembrar a categoria de instrumentos musicais e criar um site específico para a venda dessa categoria." Todas as iniciativas devem ajudar a empresa a crescer até 90% no segundo semestre. "Tem boas datas sazonais no período, que deverão ajudar no desempenho."

Setor

O estudo da Webshoppers identificou que as vendas on-line no primeiro semestre deste ano tiveram incremento nominal (sem descontar a inflação) de 16%. No mesmo período de 2014, o índice era de 25,9%. "Tivemos queda de 7% no número de consumidores impulsionado pela menor demanda da classe C", falou o VP de relações institucionais do Buscapé Company, Pedro Guasti. No período houve incremento de 13% no tíquete médio, para R$ 376,55.



Veículo: DCI


Veja também

FEE lança ferramenta para pesquisa sobre exportações

                    ...

Veja mais
Alvos de hackers, empresas brasileiras se omitem sobre ataques

Centenas de empresas brasileiras estão vulneráveis a ciberataques, diz relatório. A maioria n&atild...

Veja mais
Código de barras padronização impulsiona resultados e otimiza a cadeia dos suprimentos

O código de barras virou sinônimo de estratégia para a gestão e automação de pr...

Veja mais
Solução prevê reduzir filas de caixa

Uma tendência cada vez mais forte no varejo é a substituição dos caixas físicos por se...

Veja mais
São José testa novo aplicativo para varejo

São José dos Campos - O produto desenvolvido pelo jovem administrador de empresas, André Camargo, d...

Veja mais
Juiz de Fora lança app para fomentar comércio

                    ...

Veja mais
Tecnologia para fisgar o consumidor

Um aplicativo para smartphones e tablets com tecnologia que permite localizar o cliente dentro da loja, em tempo real, p...

Veja mais
Samsung tenta defender fatia no mercado

Por quatro anos a Samsung aproveitou o sucesso de seus smartphones Galaxy, fazendo bilhões de dólares na c...

Veja mais
Castelo Alimentos lança loja virtual em comemoração aos 110 anos

O objetivo é usar os recursos da Web para levar os produtos da marca aos consumidores de todo o país Ag...

Veja mais