Juiz de Fora lança app para fomentar comércio

Leia em 2min 40s

                                  Ferramenta vai distribuir cupons de descontos para atrair clientes; previsão é de que negócios saltem até 20%



Os pequenos comerciantes de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, acabam de ganhar um importante reforço para aumentar as vendas. Idealizado e financiado pelo Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), o aplicativo Conexão Comércio App vai distribuir cupons de descontos para atrair clientes. A expectativa do sindicato é de que, em um período de um ano, o aplicativo impulsione as vendas em até 20%.

A solução faz parte da iniciativa do Sindicomércio-JF para recuperar as vendas no comércio de Juiz de Fora, que estão negativamente impactadas pela situação macroeconômica do País. "Para o pequeno lojista, o cenário é ainda mais difícil porque ele não tem recurso para fazer propaganda na mídia ou desenvolver um aplicativo próprio. Ele tem que esperar o consumidor chegar à sua porta", afirma o presidente do sindicato, Emerson Beloti.

E foi para ampliar as chances desse pequeno comerciante que o sindicato decidiu criar o Conexão Comércio App, aplicativo que reúne todos os comércios da cidade e possibilita que o empresário divulgue ofertas. Segundo o presidente, cada comerciante pode adicionar até cinco ofertas por vez, incluindo a imagem do produto e o cupom de desconto dele. Os usuários que baixarem o aplicativo vão receber uma alerta de promoção. Para facilitar a navegação, os cupons são separados por categorias, como artigos esportivos, brinquedos, moda, farmácia, entre outros.

O presidente destaca que o uso do aplicativo ficou comum para o segmento de gastronomia, mas ele acredita que a ferramenta também pode ser muito útil para o comércio varejista e atacado. "Às vezes o consumidor recebe a promoção e não vai até a loja porque não precisa do produto naquele momento. Mas ele visualizou e guardou a marca do lojista e, quando precisar, pode ir até lá", diz. Além de exibir ofertas, o aplicativo também terá um espaço para anúncio de vagas de emprego no comércio, o que deve atrair ainda mais a atenção dos usuários.

O aplicativo está disponível gratuitamente para os comerciantes associados ao Sindicomércio-JF. De acordo com o presidente, inicialmente a ferramenta também estará aberta aos não associados, que terão três meses de degustação grátis. Já os estabelecimentos do segmento gastronômico poderão utilizar a solução gratuitamente por um período de seis meses. Com poucos dias de lançamento, o aplicativo já foi baixado por mil usuários e tem 40 empresas cadastradas. A expectativa do presidente é que até o fim do ano a ferramenta tenha 250 empresas e 10 mil usuários.

Beloti afirma que o sindicato investiu R$ 10 mil no desenvolvimento do aplicativo e vai gastar cerca de R$ 25 mil por ano em manutenção. Ele acredita que, em um período de um ano, a ferramenta será responsável por 20% das vendas dos comerciantes cadastrados.

Para o presidente, o aplicativo é uma estratégia de longo prazo, que vai muito além de uma solução paliativa para o cenário econômico do País. "Essa nova geração não pega mais folheto de propaganda na rua: eles querem receber informações pelo celular. As pequenas empresas ainda têm pouca habilidade para se comunicar com a geração Y, mas precisam aprender e o aplicativo ajuda nisso", diz.




Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG




Veja também

Tecnologia para fisgar o consumidor

Um aplicativo para smartphones e tablets com tecnologia que permite localizar o cliente dentro da loja, em tempo real, p...

Veja mais
Samsung tenta defender fatia no mercado

Por quatro anos a Samsung aproveitou o sucesso de seus smartphones Galaxy, fazendo bilhões de dólares na c...

Veja mais
Castelo Alimentos lança loja virtual em comemoração aos 110 anos

O objetivo é usar os recursos da Web para levar os produtos da marca aos consumidores de todo o país Ag...

Veja mais
Tampa inteligente consegue detectar data de validade dos alimentos

    Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais
Avanço tecnológico impulsiona marketplace

Os próximos anos devem ser estratégicos para a expansão do marketplace, o conceito de loja on-line ...

Veja mais
Aplicativos ajudam a buscar preço melhor

                    ...

Veja mais
Mercado de notebooks já estuda alternativas

                    ...

Veja mais
A fidelização de clientes no meio digital

Não é novidade para o empresário nacional que os meios digitais estão cada vez mais presente...

Veja mais
Crise e dólar derrubam vendas globais de PCs

                    ...

Veja mais