Crise e dólar derrubam vendas globais de PCs

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                                        Fornecedores apostaram nas promoções para esgotar os estoques



O ano de 2015, realmente, não tem sido dos melhores para o setor de tecnologia. Acostumados a celebrar mês após mês o crescimento nas vendas, fabricantes de computadores, tablets, smartphones e outros gadgets tecnológicos estão tendo que aceitar uma outra realidade. É o que mostra mais um levantamento, desta vez, feito pelo Gartner, um dos líderes em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia.

As vendas mundiais de PCs totalizaram 68,4 milhões de unidades no segundo trimestre de 2015, uma queda de 9,5% em comparação com o mesmo período de 2014. Esse foi o maior declínio desde o terceiro trimestre de 2013. A estimativa é de que as vendas cairão 4,4% em 2015.

O cenário econômico difícil vivido por diversos países ajuda a explicar esse quadro. Mas, o analista-chefe do Gartner, Mikako Kitagawa, cita pelo menos três outros fatores que estão influenciando diretamente esse desempenho. Um deles é o dólar. "O aumento dos preços dos PCs tornou-se mais evidente em algumas regiões devido à forte valorização do dólar norte-americano em relação às moedas locais. E essa elevação prejudica a demanda nessas áreas", comenta.

Em segundo lugar, ele cita o fato de que o mercado de PCs em todo o mundo experimentou um crescimento muito grande em computadores de mesa (desktop) em 2014, como consequência do fim do suporte ao Windows XP. Por último, o lançamento do Windows 10, programado para o terceiro trimestre de 2015, criou um controle de inventário autorregulado. "Os fornecedores e os canais tentaram eliminar o máximo de estoque possível antes da chegada do novo sistema", acrescenta.

Os analistas do Gartner enfatizam, porém, que estes inibidores são eventos temporários e que não estão alterando a estrutura do mercado de PCs. Embora a indústria esteja enfrentando uma queda, a expectativa é de que o mercado volte a crescer em 2016.

A Lenovo manteve a primeira posição nas vendas mundiais de PCs no segundo trimestre de 2015, mas sofreu um declínio em relação ao mesmo período do ano passado pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2013. Pelo segundo período consecutivo, a Dell experimentou uma queda nesse mercado.

Nos Estados Unidos, as vendas de PCs totalizaram 15,1 milhões de unidades no segundo trimestre de 2015, uma queda de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A HP manteve o primeiro lugar de vendas no país no período, apesar de apresentar uma queda de 10,1%. A Dell diminuiu a diferença com a HP em comparação com 2014. Entre as cinco principais distribuidoras dos Estados Unidos, a Lenovo foi a única a apresentar um aumento na venda em relação ao ano passado.

"Os fornecedores passaram grande parte do trimestre lidando com níveis de estoque elevados. Eles tentaram esgotar seus estoques por meio de promoções, resultando em margens menores", relata a analista-chefe de Pesquisas do Gartner, Isabelle Durand. Segundo ela, a expectativa é por melhores números no terceiro trimestre de 2015, impulsionados pelo lançamento de novos dispositivos com base no Windows 10.



Veículo: Jornal do Commercio - RS



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