Diversos adventos importantes marcaram as relações de comércio ao longo da história. Mas, sem dúvida, a internet é a invenção que causou um dos maiores impactos sobre os negócios do varejo até hoje. Desde a sua chegada, há 25 anos, os avanços tecnológicos, impulsionados pelos novos dispositivos e pela mídia, refletem diretamente na transformação desse setor e no comportamento do consumidor.
Até pouco tempo, o cenário era restrito e apresentava projetos pontuais. Agora, se abriram as portas para o "cibermundo", com as lojas virtuais, a digitalização dos processos, a convergência de soluções, a integração de mídias. Dentro desse contexto, cito o Varejo 3.0, que tem como principal característica a convergência ou fusão total entre todos os canais de uma empresa, sejam eles físicos ou virtuais, móveis ou de qualquer outra maneira que se apresentem ao consumidor.
No mês de julho, lojistas e fornecedores do varejo de todo País poderão conferir um modelo de Smart Store que será montado dentro da 3ª Febravar - Feira Brasileira do Varejo, que acontecerá em Porto Alegre. O objetivo é implementar todos os conceitos do Varejo 3.0 em um único ambiente, utilizando o melhor de cada solução tecnológica para proporcionar a melhoria da gestão e da eficácia para a operação de uma loja e uma experiência de compra diferenciada para o cliente.
O projeto integra os conceitos de interatividade, entretenimento, mobilidade, gestão, varejo social, prevenção de perdas e otimização de processos. Tudo reunido em um único ambiente, buscando o melhor custo x benefício, tornando o Varejo 3.0 viável também para os pequenos e médios varejistas. Devemos observar, antecipar as tendências e estar atentos às oportunidades. A modernização dos negócios se faz cada vez mais necessária diante das exigências do mercado, mesmo o comércio sendo pequeno e o orçamento curto, é necessário buscar caminhos e alternativas para alcançar as metas.
Veículo: Jornal do Comércio - RS