Frutas encarecem e altas chegam a 70% em seis meses

Leia em 1min 30s

                                      Vilã dos aumentos é a tangerina, seguida do abacate e banana prata



Está um pouco mais difícil inserir o consumo de frutas de forma mais intensa na alimentação dos paraenses. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Dieese no Pará (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) aponta alta nos preços do quilo das frutas tanto no comparativo de maio para junho, quanto nos primeiros seis meses do ano.

Em relação aos preços aplicados em maio para os de junho, a fruta que mais teve aumento foi a banana prata, que registrou alta de 6,86%; seguida da acerola, com 4,15%; mamão, com 4,7%; a tangerina, com 1,97%; limão, com 1,63%; melancia, 1,54%; e a goiaba vermelha, com 1,41%.

Já em relação ao primeiro semestre, os aumentos foram quase sempre maiores que o índice da inflação do período, que foi de 6,8%. O fruto que registrou o maior reajuste foi a tangerina, com mais de 70%. O abacate foi outro que teve o preço bastante elevado, com aumento de 31%; em seguida a banana, com 20%; abacaxi, 16%; e a acerola, com 11,83%.

Das frutas que apresentaram queda nos valores aparece o limão, com recuo de 49,6%; a pupunha, com 19,79%; e a manga rosa, com redução de 10%.

'As explicações para as altas verificadas vão desde a comercialização/importação de grande parte destes produtos, passando pela intermediação e sazonalidade de outros. Certo mesmo é que o Pará continua importando uma quantidade expressiva destes produtos e, por isso, acaba ficando sujeito a uma série de fatores que ocorrem durante boa parte do ano. Não é mera coincidência que a alimentação dos paraenses continua entre as mais caras do país', explica Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese no Pará.

Ele prevê que para este mês de julho frutas como mamão, laranja, acerola, entre outras, comercializadas principalmente em feiras livres, terão uma leve queda nos preços.



Veículo: Jornal O Liberal - Pará


Veja também

A criatividade chinesa avaliada

                    ...

Veja mais
Danone vai investir no interior de São Paulo

A multinacional francesa Danone adquiriu um terreno de 500 mil metros quadrados em Itapetininga (cerca de 170 km a oeste...

Veja mais
Boticário: Conar decide arquivar denúncia

                    ...

Veja mais
Padaria menor tem no atendimento e na produção caseira seu diferencial

São Paulo - Com faturamento médio de R$ 1 milhão por ano, as padarias de pequeno porte - que corres...

Veja mais
Varejo de BH aposta na retomada das vendas neste semestre

Em meio à crise econômica, o desempenho do varejo da capital mineira vem apresentando resultados negativos....

Veja mais
Geladeira contra o desperdício

De uma tacada só, a pequena cidade espanhola de Galdakao, a 20 quilômetros de Bilbao, conseguiu reduzir rad...

Veja mais
Alta de custos leva à expansão da safra de uva em 16% no ano

                    ...

Veja mais
Santa Helena exporta mais com linha Paçoquita

São Paulo - As exportações da Santa Helena estão avançando este ano puxadas pela vend...

Veja mais
Cepêra prevê fim de ano mais fraco

                    ...

Veja mais