Melhoria na renda local favoreceu o comércio

Leia em 3min 20s

Juazeiro do Norte. Este município foi o que mais cresceu economicamente nos últimos cinco anos em todo o interior do Ceará, segundo avaliação feita por especialistas independentes e setores ligados ao Governo do Estado. O aumento do poder de compra da população é ampliado, anualmente, graças a um esforço conjunto envolvendo toda a cadeia produtiva, a partir de ações desenvolvidas pelas entidades representativas do comércio local, da indústria, dos setores de serviços e do turismo, bem como pela própria gestão municipal, por meio da aplicação de metas desenvolvidas em apoio aos setores de produção.

Todo esse avanço passa pelo Polo Calçadista instalado no município, terceiro maior do país, e pelo surgimento de diversas outras atividades que, ao longo do tempo, foram sendo colocadas em prática propiciando a abertura de novas oportunidades de emprego no município e, a partir daí, a oportunidade de melhor distribuição de renda junto à sociedade local. Somente no setor industrial de Juazeiro do Norte a expectativa de crescimento até o final deste ano é de um índice 12% maior que o alcançado no ano passado.

Índices

O setor do comércio também espera observar índices de crescimento durante este segundo semestre do ano. Conforme o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CDL), Michel Araújo, a expectativa é de que o setor encerre o ano com uma margem de crescimento na ordem de 3,5%. Embora pareça um índice pequeno, a margem estimada é superior ao esperado em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), cujo a expectativa para 2014 é de 1,24%.

Na avaliação de Michel Araújo, o setor comercial em Juazeiro do Norte tem sido responsável por importantes transformações no município. O crescimento esperado e assegura uma evolução concreta em relação às margens de vendas conquistadas durante todo o ano. "Este setor, é bom lembrar, é responsável por cerca de 70% do emprego formal gerado este ano e por um índice que gira em torno 80% de toda a arrecadação feita no município", afirma o empresário.

Ele ainda aponta que os dados demonstram que o setor tem se desenvolvido e ponto de observarmos a instalação de novas empresas que, além de gerar novos empregos, auxiliam no crescimento econômico do município através da atração de consumidores de outras cidades e regiões", avalia Michel Araújo.

Franquias

O presidente da CDL destacou, ainda, a duplicação do Cariri Garden Shopping, a abertura de um maior número de franquias e o surgimento de novas redes comerciais, como fundamentais no processo de manutenção do crescimento econômico do município. "Sem esquecer, também, dos investimentos realizados pelo governo que resultaram na atração de maior número de empresas, impulsionando, deste modo, a perspectiva de continuidade do crescimento econômico de Juazeiro", finalizou o presidente.

Lojistas de juazeiro participaram, neste mês, da 46ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), realizada no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Durante o evento, onze expositores de Juazeiro do Norte apresentaram, a produção local de calçados, bolsas, carteiras e cintos, objetivando o fechamento de negócios a curto e longo prazo.

Conforme Antônio Mendonça, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turístico de Juazeiro do Norte, a ação também teve a finalidade de divulgar as potencialidades industriais do município. "Foi uma boa oportunidade de divulgação do potencial que possui Juazeiro no setor da indústria. Esperamos colher bons resultados através desta participação na Francal".

ENQUETE

Qual o impacto das vendas?

"O setor comercial de Juazeiro do Norte se manteve em crescimento constante nos últimos anos. Vários empresários expandiram suas indústrias, adquiriram novos equipamentos e se modernizaram"

Antônio Barbosa Mendonça
Sec. Des. Econômico e Turístico de Juazeiro

"O comércio é responsável por cerca de 70% do emprego formal criado neste ano e por um índice em torno de 80% de toda a arrecadação feita no município, gerando novos empregos e auxiliando no crescimento"

Michel Araújo
Presidente da CDL de Juazeiro

Mais informações:

Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turístico
Telefone: (88) 3511-4040
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3512-6172

Roberto Crispim
Colaborador




Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Maçãs do Vale do São Francisco chegam ao mercado em 2016

Uma pesquisa iniciada há seis anos no polo Petrolina - Juazeiro, região do Vale do São Francisco, e...

Veja mais
Comercializados 30% da safra 2014/15

A comercialização da safra de café do Brasil 2014/15 (julho/junho), que está em perío...

Veja mais
Preço do tomate recua 65% em 15 dias

Maior oferta do fruto contribuiu para a queda do valor no Estado, mas produtores ainda não tiveram prejuíz...

Veja mais
Com LED, fábricas de lâmpadas mudam modelo de negócios

A popularização da tecnologia LED fez as fabricantes de lâmpadas repensarem seu modelo de negó...

Veja mais
Curso gratuito na área de varejo abre inscrições

Estão abertas as incrições para 100 vagas do curso gratuito 'Liderança de Varejo', da Escola...

Veja mais
Rumo garante espaço para cargas de concorrentes na ALL

Ao notificar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a incorporação das aç...

Veja mais
Lorenz leiloa suas quatro fábricas no Sul

Passados 14 anos da decretação de sua falência, a fabricante catarinense de alimentos e adesivos Cia...

Veja mais
Copa afeta consumo e amplia a ociosidade de moinhos de trigo

A realização da Copa do Mundo no Brasil teve um efeito inesperado para a indústria processadora de ...

Veja mais
Preço de frutas subiu 12% no 1o semestre deste ano

Em contrapartida, custo da manga rosa teve recuo de 6,71% no período As frutas ficaram, em média, 12% mai...

Veja mais