Preço de frutas subiu 12% no 1o semestre deste ano

Leia em 2min 10s

Em contrapartida, custo da manga rosa teve recuo de 6,71% no período



As frutas ficaram, em média, 12% mais caras na Região Metropolitana de Belém (RMB) ao longo do primeiro semestre deste ano. De acordo com levantamentos feitos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA), entre os meses de janeiro e junho, o reajuste no valor dos frutos mais consumidos na Grande Belém variou entre 1,63% e mais de 30%. Neste mesmo intervalo, a inflação calculada pelo Dieese-PA foi na ordem de 3,80%.

Ainda de acordo com a análise efetuada pelo Dieese-PA, na virada de maio para junho, houve retração nos preços dos frutos mais procurados pelos paraenses, com destaque para a manga rosa, com recuo de 6,71% e para o abacate, que registrou queda de 6,09%. Também no mês passado, algumas frutas tiveram preços elevados acima da média, sobretudo no caso da tangerina, com alta de 32,24%; do mamão, com expansão de 16,90%; da acerola, com elevação de 13,97% e do maracujá, que teve uma ascensão de 4,90%.

A pesquisa do Dieese-PA mostra ainda que, ao longo do primeiro semestre, os aumentos de preços mais expressivos foram registrados no mamão, com alta de 36,14%, seguido do melão amarelo (30,22%); da acerola (19,68%); da tangerina (10,20%) e da melancia (7,39%). No mesmo período, alguns frutos apresentaram quedas de preços, como é o caso do abacate com retração de 53,46%; seguido da goiaba vermelha (5,86%); da manga rosa (5,02%); e do maracujá (4,46%).

Conforme avalia o supervisor técnico do Dieese-PA, Roberto Sena, as altas apuradas podem ser justificadas pela importação de grande parte destes produtos. "Temos ainda a intermediação e a sazonalidade de outros. Certo mesmo é que o Pará continua importando uma quantidade expressiva destes produtos e, por conseguinte fica sujeito a uma serie de fatores que ocorrem durante boa parte do ano", afirma. Ele destaca que novas pesquisas estão sendo realizadas e que, números preliminares apontam que não haverá quedas significativas nos preços.

PARAENSE

Segundo dados das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-PA), atualmente, embora cerca de 70% das frutas e legumes comercializados no entreposto seja importado, o Pará é líder na oferta de diversos produtos como a laranja (90,50%), o limão taithi (81,95%), mamão havaí (97,49%), abacaxi (100%), maracujá (91,44%), farinha de mandioca (100%), macaxeira (100%), entre outros. Os dados da Ceasa revelam que Capitão Poço foi o município que mais contribuiu com a produção dos hortifrutigranjeiros, responsável por aproximadamente 21,9 milhões de quilos de produtos, gerando um total de 66 mil toneladas na produção paraense, com destaque para o cultivo da laranja.



Veículo: O Liberal - PA


Veja também

Rumo garante espaço para cargas de concorrentes na ALL

Ao notificar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a incorporação das aç...

Veja mais
Lorenz leiloa suas quatro fábricas no Sul

Passados 14 anos da decretação de sua falência, a fabricante catarinense de alimentos e adesivos Cia...

Veja mais
Copa afeta consumo e amplia a ociosidade de moinhos de trigo

A realização da Copa do Mundo no Brasil teve um efeito inesperado para a indústria processadora de ...

Veja mais
Cesta básica: produtos no atacado são 51% mais em conta, revela Correio

Não precisa entender de economia para perceber que as compras no supermercado estão cada vez mais pesadas ...

Veja mais
Setor de produtos de limpeza revê metas

A indústria de limpeza reajustou os preços de seus produtos de forma mais acentuada neste ano, com reflexo...

Veja mais
O consumo está de mudança para o interior

Nos próximos anos, quase metade da nova renda disponível do Brasil estará longe das capitais e regi...

Veja mais
Varejistas apostam em promoções de artigos de inverno

Lojistas de Rio Preto apostam na antecipação das liquidações de inverno para recuperar as pe...

Veja mais
Dia dos pais pode aumentar movimento do setor de comércio no Tocantins, segundo Fecomércio

O Instituto Fecomércio Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou entre os dias...

Veja mais
Tirol recebeu a visita de comitiva internacional da Tetra Pak

Executivos estiveram em Treze Tílias conhecendo a Unidade Industrial    A...

Veja mais