A multinacional suíça Nestlé anunciou ontem que vendeu seu negócio de nutrição esportiva, das marcas Powerbar e Musashi, para a americana Post Holdings, terceira maior fabricante de cereais prontos para comer dos Estados Unidos. O valor da operação não foi informado.
A venda do ativo já era esperada, já que a Nestlé está se desfazendo de negócios menos rentáveis para concentrar esforços em suas principais operações. O presidente global do grupo, Paul Bulcke, disse, em outubro, que havia revisado quase todas suas 1,8 mil unidades de negócios e identificado linhas que pretendia vender.
O negócio vendido ontem está presente principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental, na Austrália, na Nova Zelândia e no Japão.
Em novembro, a Nestlé vendeu seu programa de emagrecimento Jenny Craig na América do Norte e na Oceania para o fundo de "private equity" North Castle Partners e manteve a operação francesa da marca. No mês seguinte, a companhia se despediu de seu negócio de macarrão congelado nos Estados Unidos, o Joseph's Pasta, que passou para as mãos da firma de investimento Brynwood Partners. Antes mesmo do anúncio de seu presidente, a Nestlé já havia vendido, em maio, a marca de doces Bit-O-Honey para o mesmo fundo.
A companhia também anunciou em dezembro que iniciou a venda de sua participação de 10% na fabricante suíça de aromatizantes Givaudan. A fatia do grupo era avaliada em 1 bilhão de francos suíços (US$ 1,11 bilhão). Analistas de mercado consideram ainda que a Nestlé pode vender sua participação de cerca de 30% na L'Oréal. Um acordo entre as duas partes termina em abril e, se o grupo alimentício decidir vender suas ações, a família Bettencourt, fundadora da fabricante francesa de cosméticos, tem preferência na compra.
Um portfólio mais focado pode ajudar a Nestlé a crescer mais. Concorrentes como Unilever e Danone também estão se desfazendo de negócios de baixo desempenho. Nos primeiros nove meses do ano passado, a receita global da Nestlé somou 68,4 bilhões de francos suíços (US$ 73,13 bilhões), em alta de 4% sobre igual período de 2012. O último lucro líquido divulgado foi o do primeiro semestre de 2013, quando o indicador cresceu 3,7% ante igual período do ano anterior, para 5,1 bilhão de francos suíços.
Veículo: Valor Econômico