Consumidor começa a planejar gastos

Leia em 2min

A Pesquisa de Orçamento Doméstico, divulgada ontem pela da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), mostrou que o consumidor belo-horizontino continua preocupado. Do total dos entrevistados em janeiro, 82% planejam os gastos, índice acima dos 72% apurados em dezembro.

Do total dos consumidores que disseram, em janeiro, que planejam os gastos domésticos, 39,8% afirmaram que seguem rigidamente o orçamento, percentual acima dos 35,1% apurados em dezembro do ano passado. Ainda no primeiro mês deste ano, 33,5% dos entrevistados planejaram e seguiram parcialmente, apresentando um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a dezembro.

Já os consumidores que planejaram o orçamento mensal, mas não conseguiram seguir, representaram 8,7% em janeiro, o que consolidou um crescimento de 1,7 ponto percentual em relação ao mês anterior.

"Há uma diferença entre o que antecede a compra que é a intenção e o planejamento, e a compra propriamente dita. Mas a pesquisa mostra que isso vem melhorando no Brasil, especialmente em momentos em que a economia não dá bons sinais", explicou o economista da entidade Gabriel de Andrade Ivo.

Entre os entrevistados, 60,7% afirmaram que pagam suas contas em dia, mas não sobra nenhum recurso no final do mês, e 38,7% cumprem o orçamento, com sobras de orçamento. Porém, 21% dos consumidores afirmaram que compram por impulso, um dos motivos que, segundo o economista, atrapalha no cumprimento do orçamento.

O cartão de crédito continua como o maior vilão para os consumidores da Capital. A pesquisa mostrou que 64,5% dos entrevistados têm seus compromissos financeiros atrelados a pagamentos dessa modalidade. O cheque pré-datado respondeu por 10,9% e o cheque especial por 5,4%.

Descontrole - "O cartão de crédito não é o vilão, e sim, os juros dele, que em alguns casos chegam a 700% ao ano, o que equivale a 11,8% ao mês enquanto que a Selic é 10,5%. Portanto, o descontrole sobre os pagamentos do cartão é que atrapalha o consumidor", esclareceu.

Em relação às despesas fixas, a conta de água ficou em primeiro lugar em janeiro, como vem acontecendo normalmente, com 30,4%, seguida energia elétrica (16,8%) e pela alimentação/supermercado (16,5%).

Entre os consumidores entrevistados, a maioria (94,6%) pagaria suas contas à vista caso fosse oferecido desconto, o que, para o economista, indica uma estratégia para os empresários dispostos a fortalecer seu caixa, fugir do peso das taxas de administração dos cartões e criar vantagens frente à concorrência.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Indústria têxtil aposta em dias melhores

Após redução entre 3% e 5% na produção do ano passado, setor em Minas acredita em exp...

Veja mais
Itajaí larga na frente no setor de logística

Senai inaugura primeiro instituto de tecnologia do Brasil voltado para a áreaA inauguração do Insti...

Veja mais
Lucro da safra corroído nas BRs

Atraso nas obras de rodovias privatizadas fará com que agricultores continuem gastando com entraves logíst...

Veja mais
Preços variam até 630% em BH

Muitos pais e universitários deixaram as compras do material escolar para a última hora. Ontem, no dia da ...

Veja mais
Cresce, em 2014, otimismo de consumidor, revela a CNI

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) aumentou 2,4% em janeiro em relação a dezembr...

Veja mais
Programas de fidelidade ganham espaço no varejo

Pontos acumulados funcionam como moeda paralela e trazem benefícios ao consumidorAté pouco tempo atr&aacut...

Veja mais
Fruticultores ganham com o mercado de desidratados

Uma alternativa de negócio está ajudando fruticultores a agregarem valor à produção e...

Veja mais
Electrolux vê demanda menor

A Electrolux espera uma recuperação do mercado europeu em 2014, diferentemente do Brasil no primeiro ano p...

Veja mais
Exportador minimiza efeito da crise Argentina

A abrupta desvalorização cambial na Argentina, realizada pelo governo na tentativa de conter a perda de re...

Veja mais