Consumidor prefere lojas perto de casa

Leia em 3min 40s

Ainda pouco adotado no Brasil, o modelo de shopping de vizinhança tem boas perspectivas de ser replicado nas principais metrópoles nos próximos anos. O conceito é simples e depende mais da disponibilidade de terrenos do que da disposição de lojistas - são cerca de 10 a 20 lojas, predominantemente de serviços e necessidades básicas do consumidor, dispostas em área aberta e com estacionamento fácil. "Com a crescente piora das condições de tráfego, o consumidor urbano busca alternativas que estejam próximas de sua residência. É um modelo muito comum nos Estados Unidos", afirma Eduardo Terra, vice-presidente do Ibevar (Instituto de Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).

De acordo com dados do ICSC (International Council of Shopping Centers), dos cerca de 50 mil shoppings existentes nos EUA, 40 mil são considerados de vizinhança. Muitos são ancorados por redes de fast food, como McDonald's e Burger King, e postos de combustível. "Mas há que considerar que o crescimento das cidades americanas, com exceção de Nova Iorque, se deu de forma horizontal rumo aos subúrbios enquanto as metrópoles brasileiras optaram pela verticalização, o que reduziu a oferta de terrenos em áreas de forte potencial de consumo", observa Terra. Do ponto de vista financeiro, a instalação de um ponto comercial é mais vantajosa em relação a um shopping tradicional devido ao menor custo com condomínio e mais flexibilidade na negociação com o empreendedor.

Na primeira quinzena de junho, o Grupo de Pão de Açúcar (GPA) inaugurou a sua primeira experiência neste segmento. O ponto marcou o lançamento da marca Conviva, que será usada pelo GPA em dois próximos lançamentos (não revelados) no segundo semestre. O espaço Conviva Américas fica situado na avenida das Américas, na Barra da Tijuca (RJ), a cerca de 1,5 km do Barra Shopping.

O ponto foi instalado em uma área onde havia um hipermercado desativado há três anos. É resultado de um investimento de R$ 40 milhões e conta com Área Bruta Locável (ABL) de 12.540 m² em dois pavimentos, dimensão maior que a média dos shoppings de vizinhança brasileiros. Segundo Alexandre Vasconcelos, presidente do GPA Malls & Properties, o empreendimento foi fruto de dois distintos vetores. "O nosso controlador Casino opera modelos similares na França, Colômbia e Tailândia e pediu um estudo nesse sentido. Ao mesmo tempo, fizemos uma pesquisa com consumidoras para avaliar qual seria o modelo ideal na transição entre as lojas nas galerias dos hipemercados para uma configuração de malls. Os resultados indicaram a viabilidade do empreendimento", afirma.

Vasconcelos conta que as consumidoras revelaram uma preferência por locais que estivessem nas proximidades e onde pudessem ir informalmente. Apesar da região da Barra ter grande oferta de centros comerciais, muitas vezes o morador é obrigado a usar o seu veículo, o que demanda cada vez mais tempo em razão das condições ruins de tráfego na região. "Com relação ao aspecto visual e comodidade, o prédio possui uma ampla varanda, o que o torna um espaço de convivência, principalmente em um bairro onde não há esquinas", diz.

O espaço é ancorado por uma loja do Pão de Açúcar e mais quatro redes, duas delas debutando no mercado fluminense (casos das paulistas Alô Bebê e Pet Shop Marginal), Centauro e SmartFit, em um total de 40 lojas. O estacionamento tem capacidade para 660 vagas, em razão da região ser bem verticalizada e contar com um público de alto poder aquistivo. O Conviva Américas conta também com salão de eventos, que será aproveitado para promover a integração dos frequentadores em atividades sazonais ou temáticas. Os próximos empreendimentos, diz Vasconcelos, serão montados em áreas menores e, pelo um deles, levará a bandeira Extra. "O fundamental é se adequar ao perfil do público", afirma.

Para Luiz Alberto Marinho, professor de Varejo da ESPM e sócio da consultoria GS&BW, o segmento de shoppings de vizinhança é também uma boa oportunidade para empresas não necessariamente ligadas ao varejo. Ele cita o caso de bancos que promoveram operações de fusões e aquisições nos últimos anos e que dentro do processo de reestruturação desativaram determinadas agências, que hoje encontram-se inativas. Segundo Marinho, o setor de shoppings está muito concentrado nos modelos tradicionais - cerca de 87%, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) - e há espaço para quem apostar na diversificação. "O momento é propício, principalmente com o aumento do poder de consumo da classe média", afirma o professor da ESPM.




Veículo: Valor Econômico


Veja também

Oferta abundante faz preços do café caírem ao patamar de 2007

Depois de superarem US$ 3 por libra-peso em 2011, os preços futuros do café na bolsa de Nova York voltaram...

Veja mais
Manifestação piora cenário para o varejo

Os estragos e o fechamento antecipado de lojas provocados pelas manifestações desenham um cenário n...

Veja mais
Paraguai ataca Brasil na OMC por suspensão no Mercosul

O Paraguai resolveu denunciar sua suspensão no Mercosul diante dos demais 157 países-membros da Organiza&c...

Veja mais
China reclama de excesso de medidas antidumping contra seus produtos

A China, maior parceiro comercial do Brasil, questionou o país sobre a existência, ou não, de orient...

Veja mais
Para analistas, IGP-M trará alta agrícola

A alta de grãos no mercado externo, aliada à depreciação cambial ocorrida desde maio, vai el...

Veja mais
Milho brasileiro chega ao menor preço em três anos

SÃO PAULO - O preço do milho brasileiro atingiu esta semana seu menor patamar em três anos, aponta o...

Veja mais
CNA faz proposta para garantir oferta de feijão

BRASÍLIAA decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) de zerar o imposto para importa&cced...

Veja mais
Aumento da classe média contribuiu para alta do comércio no Nordeste

SÃO PAULO - A expansão da classe média impulsionou o crescimento do varejo nas regiões Norte...

Veja mais
Pague Menos investe R$ 800 mi em 400 lojas

As Farmácias Pague Menos dão novo fôlego ao seu projeto de expansão orgânica e anunciam...

Veja mais