Varejo ganha com Dia do Homem

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O mês de julho, exceto pelas férias escolares, é um período de pouco apelo promocional para o varejo. Mas o empresário atento pode se beneficiar de celebrações ainda consideradas secundárias, como o Dia do Homem, que o Brasil comemora no próximo domingo.
 
Trata-se de uma comemoração extraoficial, que já começa a virar tradição no País. Internacionalmente, a data, criada em 1999 com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), é festejada em 19 de novembro. A ideia inicial era incentivar o público masculino a ter mais cuidados com a saúde.
 
No Brasil, já há quem aproveite essa homenagem para incrementar as vendas. Um bom exemplo é a Giuliana Flores, empresa de entregas com 22 anos de mercado, que promove os presentes para o Dia do Homem em julho há três anos. A apresentação da data é feita com banner específico na loja virtual para lembrar o e-consumidor sobre a comemoração e as opções de presentes.
 
"Tentamos fomentar o consumo, como também fazemos com o Valentine's Day, em fevereiro, desde o início do negócio. E o resultado tem sido significativo", afirma o gerente de marketing, Juliano Souza. No Valentine's Day, diz, a loja virtual faz de 1,3 mil a 1,4 mil vendas, ante as aproximadas 600 de um dia normal. "O Dia do Homem ainda não tem esse desempenho, mas as vendas também crescem."
 

Ele comenta que, tradicionalmente, os homens dão mais flores que as mulheres – são 60% das vendas para eles e 40% para elas. Em 2012, no entanto, a empresa observa que as compras das mulheres crescem a cada mês. Segundo Souza, um estudo mostrou que o público feminino passou a comprar mais flores para presentear os homens. Os homens buscam um presente diferenciado e as mulheres querem "requinte" nos kits, formados por produtos como chocolates e vinhos.
 
"O empresário deve estar atento para aproveitar as ocasiões. Julho é um mês sem datas promocionais, mas o empreendedor precisa se lembrar de que o Brasil tem 116 comemorações no ano", afirma o consultor de Marketing do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP), João Abdalla Neto. Se o empresário alimentar um banco de dados, acrescenta, poderá conhecer melhor a clientela e conferir a data que mais lhe favorece. O consultor se lembra da recomendação que fez a uma comerciante estabelecida próxima de um hospital, para aproveitar o Dia da Enfermeira, por exemplo.
 
Para quem se esqueceu do Dia do Homem, vale lembrar que este mês ainda reserva outras possibilidades promocionais. Entre elas, o Dia Internacional do Amigo  e o da Avó, em 20 e 26 de julho, espectivamente. Fora isso, o Dia dos Pais, em agosto, também se aproxima.


Veículo: Diário do Comércio - SP


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