Índice de Preços ao Produtor sobe 0,31% em junho ante maio, diz IBGE

Leia em 1min 40s

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou alta de 0,31% em junho, informou nesta quarta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em maio, a taxa ficou em +0,12%, conforme dado revisado hoje (+0,15% na leitura inicial).

Com o resultado anunciado hoje, o indicador acumula altas de 2,93% no ano e de 6,56% em 12 meses.

O IPP mede a evolução dos preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e fretes, de 23 setores da indústria de transformação.
Pesquisa mostra que 15 das 23 atividades tiveram alta de preços em junho

A alta de 0,31% do Índice de Preços ao Produtor (IPP) em junho se espalhou por 15 das 23 atividades pesquisadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal impacto positivo veio de outros produtos químicos, que ficaram 4,35% mais caros em relação ao mês passado e contribuíram com 0,47 ponto porcentual para o resultado geral.

O aumento de 2,74% nos preços de papel e celulose, o segundo mais intenso entre os segmentos, também respondeu por uma fatia considerável do IPP (0,10 ponto porcentual). Só que dois impactos negativos frearam o resultado do índice em junho.

No setor de metalurgia, os preços recuaram 3,56% no mês passado, o que conferiu um impacto de -0,29 ponto porcentual à taxa geral. Além disso, o segmento de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos registrou queda de 2,67%, com contribuição de -0,07 pp.

Embora com influência menor sobre o índice, também tiveram aumento significativo de preços os segmentos de outros equipamentos de transporte (1,11%), madeira (0,71%), produtos de metal (0,67%) e fabricação de máquinas e equipamentos (0,59%).

Na contramão, ficaram mais baratos confecção de artigos de vestuário (-2,73%), farmacêutica (-0,79%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-0,63%).

A alta de 6,56% no Índice de Preços ao Produtor (IPP) em 12 meses até junho deste ano é idêntica à observada em maio de 2014 e a maior desde abril do ano passado, quando o aumento era de 7,10%, segundo  o IBGE.




Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Taxa básica de juros deve ter 7ª alta consecutiva hoje

                    ...

Veja mais
Segundo IBGE, 15 das 23 atividades do IPP tiveram alta de preços em junho

                    ...

Veja mais
Nem a faixa alta mostra disposição de consumir

O desestímulo ao consumo já não afeta apenas as famílias de renda baixa e média, muit...

Veja mais
Economistas veem inflação em 9,23% e queda de 1,76% no PIB

                    ...

Veja mais
Alta dos preços faz brasileiro perder a noção de valores

                    ...

Veja mais
Confiança do consumidor cai 2,3% e atinge o menor nível

                    ...

Veja mais
Dólar segue em alta pressionado por nova medida

O dólar continuou em alta na semana passada e chegou a registrar R$ 3,34 na sexta-feira. O câmbio foi press...

Veja mais
Dólar alto reduz perdas da balança comercial

                    ...

Veja mais
Consumismo à brasileira

Cerca de 75% dos brasileiros acreditam que o consumo exagerado pode prejudicar o planeta. Para 85% deles, o progresso n&...

Veja mais