Governo reduz banda de flutuação da inflação e teto será de 6% em 2017

Leia em 3min 30s

                                  Conselho Monetário Nacional decidiu nesta quinta-feira reduzir de 2 pontos para 1,5 ponto porcentual a margem de flutuação do IPCA, que teve o centro da meta mantido em 4,5%; tentativa do governo é mostrar um compromisso maior no controle do indicador


BRASÍLIA - Com dificuldades para controlar os preços, a equipe econômica decidiu nesta quinta-feira reforçar o compromisso do governo com a convergência da inflação para o centro da meta de 4,5%. O Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu de 2 para 1,5 ponto porcentual a margem de tolerância da meta de 4,5% para 2017 - ou seja, o teto da meta passa a ser de 6%, e o piso, de 3%. A meta de 4,5% e a banda de dois pontos porcentuais foram mantidas para 2016.

O recado do governo foi mostrar menos tolerância com a inflação e exigirá maior esforço do Banco Central na condução da política monetária. É por meio dessa banda que o Comitê de Política Monetária (Copom), que decide sobre a Taxa Selic, absorve os choques de alta de preço na economia.

A decisão pela redução do intervalo de tolerância da meta de inflação em 2017 está dentro do arcabouço que o Banco Central tem buscado para recompor a sua credibilidade, não apenas com o mercado financeiro, mas com a sociedade como um todo, segundo uma fonte do governo. “A meta é desafiadora e a escolha foi pela busca de mais credibilidade para o Banco Central”, afirmou a fonte.

A mudança não era consenso no governo, mas, ao final, os três ministros que integram o CMN - Joaquim Levy (Fazenda), Alexandre Tombini (Banco Central) e Nelson Barbosa (Planejamento) - decidiram pela mudança por unanimidade. A opção foi mostrar coesão na batalha contra a inflação, que se mostra resistente. Barbosa chegou a sair antes do término da reunião para uma reunião no Supremo Tribunal Federal, mas deixou antes o seu voto a favor da mudança.

O ministro Levy foi um dos principais defensores da mudança da banda. Ele encomendou um estudo à Secretaria de Política Econômica (SPE) para mostrar os benefícios da mudança para o ajuste macroeconômico que está em curso.

Reforço. Para Luís Eduardo Assis, ex-diretor de Política Econômica do BC, a redução da banda da meta de inflação reforça o compromisso do banco com o combate à inflação a qualquer custo. É também, segundo ele, um sinal de que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai continuar a aumentar a taxa básica de juros, a Selic.

No entanto, de acordo com o economista, essa política de elevação de juros para combater a inflação a qualquer custo vai sair muito caro para o País. “Vai nos custar outra recessão econômica e uma crise política”, disse. Segundo ele, essa política de juros altos é incompatível com as correlações de forças políticas que apoiam o atual governo.

Ministro da Fazenda, Joaquim Levy foi um dos principais defensores da mudança da banda

Já o economista Fábio Romão, da LCA Consultores, avaliou de maneira bastante positiva a decisão do CMN. Segundo ele, a mudança era um desejo antigo do mercado financeiro e é uma indicação de que o objetivo do governo federal é a busca de uma inflação cada vez menos expressiva no País. “Tomara que seja um primeiro passo para a redução inclusive do centro da meta mais adiante. É um sinal de que há busca por uma inflação mais controlada e com menos inércia”, disse.

Para o economista Heron do Carmo, professor da Faculdade de Economia e Administração da USP, a redução da banda é uma atitude de bom senso do CMN. Mas, segundo ele, essa redução deveria ser feita já no próximo ano. E, em 2017, o foco deveria ser um corte propriamente dito na meta de inflação. “Se tivermos uma meta de inflação de 2% com uma banda de 1,5 ponto porcentual, a inflação oscilaria entre 0,5% e 3,5% e esse seria um patamar ótimo. É isso que tem que tem de ser perseguido.”

Em linha com o aumento da Selic, o CMN também elevou de 6% para 6,5% da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que corrige os financiamentos do BNDES.



Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo


Veja também

Governo aperta meta de inflação de 2017

                    ...

Veja mais
BC diz que 'fará o necessário' para inflação ir à meta em 2016

                                 Au...

Veja mais
Brasileiros utilizam mais dinheiro em espécie

                    ...

Veja mais
Retomada de investimento no País deve ocorrer em dois anos

                    ...

Veja mais
Economia informal deve voltar a crescer no País

Depois de dez anos de quedas consecutivas, a participação da economia informal na soma de todas as riqueza...

Veja mais
Sem demanda, inflação mostra opção por preço

      Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Inflação de 2017 pode ter meta reduzida

                    ...

Veja mais
Acesso do Brasil ao fluxo global de comércio fica entre menores do G20

                    ...

Veja mais
Plano tenta destravar vendas externas

                    ...

Veja mais