Governo aperta meta de inflação de 2017

Leia em 2min 30s

                              Oscilação permitida será de 1,5 ponto, em vez de 2; anúncio tenta recuperar credibilidade da política econômica


Decisão foi tomada em dia de más notícias para o ajuste fiscal e de indicadores ruins sobre a atividade econômica.No dia em que se aprofundou a dificuldade de o governo cumprir sua meta fiscal neste ano, com a queda real na receita e o pífio resultado das contas públicas, a presidente Dilma decidiu mexer em outra meta, a de inflação.

Em reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), a equipe econômica definiu que a meta de inflação em 2017 continuará em 4,5%, mas o limite de tolerância cairá de 2 pontos para 1,5 ponto para cima ou para baixo.

Com a mudança, o limite máximo passa a ser de 6%. Para o ano que vem, o governo manteve a regra seguida desde 2006, que é 4,5% com uma margem de até 6,5%.

A medida visa dar mais credibilidade à política econômica, que procura promover um ajuste fiscal suficiente para reduzir a dívida pública, o que ajudaria o Banco Central a levar a inflação para o centro da meta, de 4,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA está em 8,5%. A banda de oscilação serve para absorver choques inesperados, como alta de preços provocada por seca.

A redução da banda foi anunciada no início da noite desta quinta (25), depois de o governo ter divulgado que as contas do Tesouro de janeiro a maio tiveram superavit de apenas 12% da economia prevista (leia mais sobre o estado da economia na pág. A20).

A decisão foi tomada de manhã pela presidente Dilma Rousseff em reunião com os três ministros que integram o CMN --Joaquim Levy (Fazenda), Alexandre Tombini (BC) e Nelson Barbosa (Planejamento)-- e Aloizio Mercadante (Casa Civil).

Dilma e Mercadante estavam reticentes, mas os ministros do CMN defenderam a importância de reforçar o compromisso com o controle da alta de preços.

A última vez em que foi fixado um limite tão baixo para a meta foi em 2001, quando o governo FHC estabeleceu um teto de 5,25% para 2003. Lula ajustou a meta para 8,5% e fechou aquele ano com 9,3% de inflação.

Em 2002, último ano de FHC, o limite foi de 5,5%, e a inflação ficou em 12,5%.

Cabe ao BC buscar o novo resultado utilizando a taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,75% ao ano. Quando a inflação supera o limite fixado, o que ocorreu pela última vez em 2003 e vai se repetir em 2015, o banco tem de se explicar em carta pública.

O CMN aumentou também a taxa de juros que serve de referência para os empréstimos do BNDES. A partir de 1º de julho, a TJLP terá seu terceiro aumento, passando de 6% para 6,5% ao ano --a maior desde junho de 2007.

A nova taxa valerá de julho a setembro e é parte do ajuste fiscal do governo, que pretende reduzir gastos com subsídios a financiamentos.




Veículo: Jornal Folha de S.Paulo




Veja também

BC diz que 'fará o necessário' para inflação ir à meta em 2016

                                 Au...

Veja mais
Brasileiros utilizam mais dinheiro em espécie

                    ...

Veja mais
Retomada de investimento no País deve ocorrer em dois anos

                    ...

Veja mais
Economia informal deve voltar a crescer no País

Depois de dez anos de quedas consecutivas, a participação da economia informal na soma de todas as riqueza...

Veja mais
Sem demanda, inflação mostra opção por preço

      Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Inflação de 2017 pode ter meta reduzida

                    ...

Veja mais
Acesso do Brasil ao fluxo global de comércio fica entre menores do G20

                    ...

Veja mais
Plano tenta destravar vendas externas

                    ...

Veja mais
Levy diz que seria ‘um pouco precipitado’ rever a meta fiscal

                    ...

Veja mais