IBGE aponta aumento de 0,4% nas vendas do comércio varejista

Leia em 2min 20s

As vendas do comércio varejista cresceram 0,40% em setembro em relação a agosto, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira. O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas consultados, que esperavam desde queda de 0,30% a crescimento de 1,10%, mediana positiva de 0,50%.

Na comparação com setembro de 2013, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo avançaram 0,50% em setembro deste ano. Nesse confronto, as projeções vão de recuo de 0,50% a avanço de 2,10%, com mediana positiva de 0,70%. Até setembro, as vendas do varejo restrito acumulam alta de 2,6% no ano e aumentam 3,4% nos últimos 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas cresceram 0,50% em setembro sobre agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado é exatamente a mediana esperada pelos analistas ouvidos. O intervalo das estimativas captadas pelo serviço da AE ia desde estabilidade a crescimento de 2,50%.

Na comparação com setembro de 2013, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado recuaram 1,2% em setembro deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de recuo de 2,50% a expansão de 1,20%, com mediana negativa de 1,15%. Até setembro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam queda de 1,4% no ano e recuo de 0,10% nos últimos 12 meses.

Trimestre - As vendas no varejo recuaram 0,4% no terceiro trimestre de 2014 em relação ao segundo trimestre, informou o IBGE. O resultado ficou dentro das estimativas dos analistas consultados, que esperavam desde queda de 0,80% a estabilidade, com mediana negativa de 0,50%. Na comparação o terceiro trimestre de 2013, as vendas do comércio varejista também caíram 0,4%, dentro da expectativa dos analistas, que esperavam um recuo de 0,20% a 0,90%, com mediana negativa de 0,40%.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o comércio varejista registrou queda de 1,9% no terceiro trimestre do ano ante o segundo. O resultado ficou dentro das previsões, que iam de declínio de 1,00% a 2,20%, com mediana negativa de 1,90%. Na comparação com o terceiro trimestre de 2013, o recuo foi de 4,3%, também dentro das estimativas, que iam de retração de 1,70% a 4,70%, com mediana negativa de 4,30%.


Revisão - O IBGE revisou o resultado das vendas do varejo em agosto ante julho, de 1,1% para 1,2%. As vendas do varejo ampliado também foram revistas, em julho ante junho, quando a taxa saiu de 0,6% para 0,7%. Já o resultado de abril ante março passou de 0,1% para 0,2%.

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito subiu 0,2% no trimestre encerrado em setembro No varejo ampliado, o índice de média móvel trimestral das vendas subiu também 0,2% no trimestre encerrado em setembro. (AE)




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Comércio registra pior desempenho no mês de setembro desde 2003

Segundo IBGE, segmento registrou ligeira alta de 0,4% no mês, comparado a agosto, e aumento de 0,5% ante igual per...

Veja mais
Vendas do varejo cresceram em cinco atividades em setembro

Cinco das dez atividades pesquisadas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construçã...

Veja mais
Minas tem queda de vendas em pesquisa ampliada

Apesar de ter apresentado crescimento de 1,3% no volume de vendas do comércio varejista em setembro em rela&ccedi...

Veja mais
Receita do varejo cresce 3,7% em outubro, diz Cielo

A receita das vendas do comércio varejista encerrou outubro mostrando uma expansão de 3,7% na compara&cced...

Veja mais
B2W amplia armazenagem em 50%

A B2W, maior varejista on-line do país, abriu quatro centros de distribuição no país no terc...

Veja mais
Vendas no Natal devem crescer entre 1,5% e 3%

Apesar da bolada, estimativa de crescimento da movimentação financeira no comércio de BH com a data...

Veja mais
Para analistas, varejo desacelera e deve crescer 0,4% em setembro

A inflação de alimentos mais alta em setembro deve ter inibido as vendas nos super e hipermercados no m&ec...

Veja mais
Lojas Americanas prevê investir R$ 4 bi

Maior rede de departamentos do país, a Lojas Americanas anunciou ontem plano de abertura de 800 lojas em cinco an...

Veja mais
Pesquisa indica que 46% querem gastar menos no Natal

Na América Latina, o Brasil ocupa o 1º lugar de uma lista de seis países cuja população...

Veja mais