A B2W, maior varejista on-line do país, abriu quatro centros de distribuição no país no terceiro trimestre - em São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina (dois centros), além da ampliação do já existente no Rio de Janeiro. "Com essas inaugurações, a B2W aumentou em 50% a sua capacidade total de armazenagem", disse ontem Fabio Abrate, diretor de relações com investidores da companhia.
A empresa soma nove centros atualmente. A B2W informou ainda, em teleconferência com analistas ontem, que serão abertos, no mínimo, três novos centros até o final de 2015.
A varejista comunicou também a criação da marca própria de moda Luk, voltada para os públicos masculino, feminino e infantil. A companhia opera oito marcas próprias em seus sites.
Abrate disse que o site Submarino lançou loja on-line para vender produtos financeiros, como garantia estendida, por exemplo.
A respeito do volume de investimentos, a companhia informou que a soma totalizou R$ 670,1 milhões de janeiro a setembro, versus R$ 416,4 milhões no mesmo período de 2013.
A receita líquida da B2W, a maior varejista on-line do país, subiu 22,6%, para R$ 1,84 bilhão no terceiro trimestre, em relação a igual período do ano passado. O prejuízo aumentou em 60,8%, atingindo R$ 62,1 milhões. O prejuízo cresceu em função, basicamente, de pré-pagamento de dívidas e custo financeiro maior devido à alta da taxa Selic.
A companhia realizou um pré-pagamento aos bancos de R$ 2 bilhões em dívidas entre o início de junho e fim de setembro, algo possível após aumento de capital de quase R$ 2,4 bilhões, concluído cerca de cinco meses atrás. "Ainda temos R$ 400 milhões em fase de negociação [de pré-pagamento] com bancos", disse Abrate.
A B2W possuía, em 30 de setembro, disponibilidades totais de R$ 1,82 bilhão, montante cerca de cinco vezes superior ao somatório de empréstimos e debêntures de curto prazo da companhia. A variação do resultado financeiro no trimestre (negativo em R$ 176 milhões de julho a setembro, alta de 38%) está relacionada, principalmente, ao custo de pré-pagamento dessas dívidas, informou a empresa, a partir dos recursos obtidos na operação de aumento de capital.
No pregão de ontem, a B2W ON teve queda de 10,5%, para R$ 29,08. O Ibovespa fechou em baixa de 2,14%.
Veículo: Valor Econômico