Black Friday já movimenta setor de tecnologia

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São Paulo - Faltam pouco mais de três meses para a Black Friday, uma das datas mais importantes do ano para o comércio eletrônico. Mas, apesar da distância, as provedoras de TI já se preparam para dar suporte à megaoperação das lojas virtuais durante o evento.
Na Exceda, a data é motivo de preocupação há pelo menos um mês. "Começamos quatro meses antes da realização", conta o diretor comercial, Sergio Martins - neste ano, a Black Friday ocorre no dia 27 de novembro.

Martins relata ainda que o período de verificações já começou. "Realizamos os chamados testes de estresse, quando forçamos a infraestrutura do cliente ao máximo para conhecer seus limites", explica o executivo.
Outra aposta da empresa é disponibilizar uma página de espera paralela em caso de sobrecarga - mecanismo semelhante ao implantando pela empresa durante a venda de entradas para a Copa do Mundo de 2014.

"Precisamos reter o cliente até a página desafogar", explica Martins. O desejo da Exceda, contudo, é garantir a disponibilidade das lojas através da rede de suporte oferecida, dispensando assim o uso das salas de espera.

Desafios

A última edição do Black Friday no Brasil movimentou R$ 871,9 milhões em vendas, de acordo com a ClearSale. Já a Fundação Procon São Paulo registrou 1.356 reclamações - a maioria por indisponibilidade de produtos e falha nos sites.
Os esforços para impedir que os problemas afetem a conversão de vendas este ano também estão acontecendo na Level 3. O diretor de vendas e e-commerce da empresa, Daniel Falbi, conta que, a exemplo do ano passado, a companhia planeja montar um plantão de 48 horas para suportar os clientes na data.

"Já nos procuram para saber sobre gargalos na rede, nos firewalls [soluções de segurança] e no processamento das notas fiscais", conta Falbi . "O e-commerce deve tomar estas decisões com antecedência". Para tal, a Level 3 se armou ampliando a capacidade de seu data center em Cotia, na Grande São Paulo. "É justamente para ocasiões como esta", explica Daniel Falbi.

O executivo ainda preconizou cuidados com as primeiras horas da data, as mais críticas, de acordo com os profissionais de TI que atuam na área. "São elas que dizem como será o resto do dia", define Falbi. Sérgio Martins, da Exceda, concorda. "A grande preocupação é aguentar a 'rajada' da meia-noite", afirma, relatando que, em certos casos, a movimentação pode multiplicar até vinte vezes durante a virada para a sexta-feira.

Mesmo que as transações não deem um salto dessa dimensão, os e-commerces de menor porte também devem analisar se a contratação de um serviço de suporte faz sentido dentro de suas operações.

Capacitação

É pensando nos lojistas menores que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) vem oferecendo, em parceria com a Braspag, capacitações gratuitas para empresários. Entre os temas abordados estão cuidados com o aspecto jurídico, com aplicações móveis, meios de pagamento e marketing digital.

As inscrições para o Selo Legal Black Friday, oferecido pela camara-e.net, começaram na última sexta-feira - a iniciativa autorreguladora almeja defender tanto clientes quanto lojistas. No ano passado, 739 empresas se inscreveram no selo; a expectativa é que este número dobre em 2015.



Veículo: Jornal DCI


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