Grupo Pão de Açúcar reforça investimento nas lojas e no campo e lança Protocolo de Sustentabilidade

Leia em 4min 30s

Hoje, o Grupo Pão de Açúcar, recebeu mais de 200 fornecedores que participaram da segunda premiação concedida aos melhores produtores de frutas, legumes e verduras (FLV) da companhia pelas boas práticas verificadas na cadeia produtiva. Além das homenagens e premiações, a segunda edição traz outras novidades: o aumento nos investimentos da empresa no campo e nas lojas e o lançamento do Protocolo de Sustentabilidade para os fornecedores de FLV do Grupo Pão de Açúcar.

 

O Grupo Pão de Açúcar vem reforçando seus investimentos na área de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) nas lojas do Extra, Pão de Açúcar e Assai nos últimos anos em função do retorno das vendas desses produtos, que apontaram crescimento acima da média de toda a empresa. Em 2011, a Cia contratou novos profissionais especializados para atendimento e operação especializada de produtos nas unidades, além de aumentar o número de treinamentos e cursos. As áreas de frutas, legumes e verduras também foram modernizadas, garantindo um espaço com layout mais moderno, confortável e aconchegante para o cliente.



Não é só na loja que o Grupo investe. O campo e os fornecedores também mereceram a atenção da empresa. Os destaques ficaram por conta das consultorias externas, técnicos que visitaram campo, novas ferramentas de coleta e monitoramento de dados, além das análises de resíduos de agrotóxicos para o Programa Qualidade desde a Origem.


No total, o Grupo Pão de Açúcar investiu quase seis milhões de reais no aperfeiçoamento e desenvolvimento dos produtos de FLV seja nas lojas ou com os fornecedores (20% do total só em 2011). E o retorno é cada vez mais. "As vendas de frutas, legumes e verduras crescem anualmente. Em 2011, conseguimos crescer acima da média de toda a empresa. Para 2012, a expectativa continua alta. Esperamos finalizar o ano com crescimento perto de 10%", aposta Miyao.

 

Protocolo de Sustentabilidade
 

Sustentabilidade e responsabilidade social crescem em importância para os clientes. Em um estudo da Landor Associated, 75% dos consumidores acreditam que esses temas sejam importantes e 55% disseram que optariam por produtos que apoiassem essas questões. Dentro dessa perspectiva e como uma continuação do programa Qualidade Desde a Origem, o Grupo Pão de Açúcar lança o Protocolo de Sustentabilidade dos Fornecedores de Frutas, Legumes e Verduras da empresa.

 

"O setor agrícola tem o maior impacto no meio ambiente, por mexer com a terra, emissões de carbono e poluição por nitrogênio. Vimos a necessidade de uma ação padronizada para aumentar a produção agrícola de forma ambiental sustentável, economicamente aceitável e socialmente responsável", conta Bethlem.

 

O Protocolo reúne todas as melhores práticas de cultivo focando em ações sustentáveis e a idéia é sugerir que os fornecedores do Grupo adotem essas medidas.

 

O documento apresentado traz ações em diferentes processos agrícolas como salvaguardar os recursos naturais, partilhar conhecimentos sobre gestão de culturas e tecnologias, criar acesso aos recursos naturais e a serviços de micro financiamento, proteger a colheita, facilitar o acesso ao mercado e conduzir investigações agronômicas sobre disponibilidade de água, mudanças climáticas e fertilidade do solo.

 

"Os ganhos em toda cadeia - fornecedor, empresa e cliente - são percebidos com produtos mais saudáveis e está em consonância com a Anvisa , que sempre nos apoiou desde a construção do projeto. Desde a primeira edição do prêmio, sentimos uma evolução no relacionamento e no comprometimento entre fornecedores e Grupo Pão de Açúcar. Para essa segunda premiação, temos a certeza de que essa parceria de sucesso ganhará cada vez mais força seja comercialmente, socialmente ou sustentavelmente ", comenta Hugo Bethlem , vice presidente do Grupo Pão de Açúcar.
 

Premiação
 

A premiação faz parte do programa Qualidade Desde a Origem, lançado em 2008, numa ação pioneira que busca o controle integral da cadeia de valor do FLV comercializado nas lojas Pão de Açúcar e Extra. Por meio do site www.qualidadedesdeaorigem.com.br, o consumidor tem acesso a informações sobre a origem e região produtora, além do nome do fornecedor e fotos.
 

O evento reconhece o envolvimento e a preocupação dos fornecedores que conseguiram melhores resultados, priorizando a qualidade e segurança dos seus produtos sem prejudicar o meio ambiente. O Grupo Pão de Açúcar movimenta cerca de 90 mil toneladas de FLV por mês em todas as suas lojas.

 

Foram avaliados quesitos de qualidade, segurança (resíduos de defensivos químicos e controle microbiológico), pontualidade na entrega, cumprimento do processo de rastreabilidade e adequação ao padrão técnico do Grupo. Veja as empresas vencedoras:

 

1) Frutas - Sudeste e Paraná
    Citricola Lucato Ltda.

 

2) Frutas - Centro Oeste e Nordeste
    Wanderley Pedro Weiler Zimmermann

3) Legumes - Sudeste e Paraná
    Agro Beloni

4) Legumes - Centro Oeste e Nordeste
    MNS Comércio de Produtos Agrop Ltda.

5) Verduras - Sudeste e Paraná
    Sergio Gunji

6) Verduras - Centro Oeste e Nordeste
    Luis Pedro Horn

7) Ovos - brasil
    Iana

8) Orgânico - brasil
    NiloUumeda (direto da serra)


9) Importados - mundial
    Luso Pera

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Pão de Açucar/Portal Abras

 


Veja também

Embalagens eficientes ajudam a otimizar o consumo

Coca-Cola Brasil economizou 120 milhões de embalagens de dois litros com adoção de minitampaA Coca-...

Veja mais
Rede Brasil Rural é destaque do MDA na maior feira supermercadista do mundo

          O Ministério do Desenvolvimento Agrário ...

Veja mais
Para ONU, projeto da Ambev serve como exemplo

Programa de gestão de água da cervejaria será apresentado na Rio + 20 para empresas globais Lan&cc...

Veja mais
Reciclagem de lata é referência para resíduos sólidos

Poucas ações de reciclagem são tão bem sucedidas no Brasil quanto a desenvolvida para as lat...

Veja mais
Usinas investem na produção de plástico biodegradável

PHB Industrial e Usina da Pedra são empresas que já produzem plástico a partir da cana-de-aç...

Veja mais
Descarte de aparas vira bom negócio na Johnson

Boa parte das aparas de plástico das fraldas e dos absorventes femininos fabricados na Johnson & Johnson est&...

Veja mais
Adoção de selo ambiental é polêmica

Sob pressão de grandes ONGs ambientalistas aliadas ao setor florestal, que abrange principalmente a indúst...

Veja mais
Sacola descartável atrai atenção

A rede de supermercados Dia, bandeira do grupo Carrefour, anuncia que suas 450 lojas no Estado de São Paulo distr...

Veja mais
Empreendedores de SC investem em moda ecológica

Pequena empresa de Blumenau abre escritório em São Paulo e aposta em peças feitas com tecido de gar...

Veja mais