Rede Brasil Rural é destaque do MDA na maior feira supermercadista do mundo

Leia em 4min 30s

 

   Redebrasilrural
   

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai participar da 28ª edição do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados que a Associação Paulista de Supermercados (Apas) promoverá entre os dias 7 e 10 de maio, na Expo Center Norte, em São Paulo. A principal novidade do MDA na feira, considerada a maior do mundo no segmento supermercadista, é a apresentação e disponibilização da ferramenta virtual Rede Brasil Rural (RBR) às redes varejistas.

 
As empresas que participarem da Apas 2012 terão, por exemplo, a oportunidade de se cadastrar no Portal da Rede e realizar buscas de produtos e empreendimentos na plataforma eletrônica de comércio que reúne cooperativas de produtores rurais, fornecedores de insumos, consumidores públicos e privados, como forma de integrar o agricultor familiar ao mercado.


Na Apas 2012, como o evento é mais conhecido, o MDA vai dividir um estande de 102 m2 com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A participação dos ministérios na feira resulta de iniciativas para a implantação do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), no qual a inclusão produtiva da agricultura familiar é uma das suas linhas de ação. O Governo Federal e as entidades representativas dos supermercados assumiram compromissos conjuntos para a erradicação da miséria e o fortalecimento da agricultura familiar.

"Eventos como esse representam uma oportunidade para que brasileiros que vivem no campo participem, efetivamente, da cadeia produtiva e superem a miséria. O acordo entre o Governo Federal, a Abras e associações e cooperativas estaduais já está viabilizando a entrada de muitos produtos da agricultura familiar nas prateleiras das redes varejistas", salienta o coordenador da Rede Brasil Rural, Marco Antonio Viana Leite.


O coordenador se refere ao Acordo de Cooperação Técnica assinado pelo MDA, Apas e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), por meio do qual todos se comprometem a atuar em conjunto em ações que visem combater a pobreza extrema no País, como ação do Plano Brasil Sem Miséria. Uma das diretrizes é a ampliação da participação dos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais nos mercados privados e a ampliação da comercialização dos produtos da agricultura familiar nas redes varejistas. Na Apas 2012, aponta Marco Antonio, os agricultores familiares, por meio de seus empreendimentos, passam a oferecer mais variedade e qualidade para os consumidores. "Todos saem ganhando", acrescenta.

 

O presidente da Apas, João Galassi, lembra, que a entidade participou do lançamento do Plano Brasil Sem Miséria pela presidenta Dilma Rousseff e, desde o início, manifestou seu apoio. "Os supermercados paulistas vão abrir suas portas para a agricultura familiar e ajudar na geração de renda dessas famílias", garante Galassi.

 
A expectativa dos organizadores da Apas é de receber 550 expositores nacionais e internacionais e cerca de 72 mil visitantes entre empresários e executivos do varejo. O volume de negócios esperado é da ordem de R$ 5 bilhões.


O MDA espera grandes negócios da agricultura familiar na Apas 2012, informa o diretor do Departamento de Agregação de Valor e Renda (Degrav/SAF/MDA), Arnoldo Anacleto Campos. "Todos os gerentes, diretores e principais responsáveis pelas decisões de compra dos supermercados estarão presentes na feira, além de fornecedores e grandes indústrias. Como a nossa estratégia é ampliar as vendas de produtos da agricultura familiar, estamos muito otimistas em relação a essa possibilidade", analisa.


Arnoldo Campos lembra que os agricultores familiares chegam à Apas 2012 com produtos de alta qualidade e, muitos deles, já estão inclusive nas prateleiras de, pelo menos, duas grandes redes varejistas do País. "Existem outros aspectos positivos que nos deixam animados, como o fato de o estande do MDA/MDS estar situado num local central e privilegiado da feira e a decisão dos organizadores do evento de também divulgarem a nossa presença e os nossos objetivos. A Apas 2012 representa uma janela de oportunidades para a comercialização dos produtos das nossas associações e cooperativas", acrescenta o diretor do Degrav/SAF/MDA.


Na feira, nove empreendimentos da agricultura familiar estarão em evidência, expondo seus produtos que já estão cadastrados na Rede Brasil Rural, onde também haverá um link sobre a Apas, em destaque. Os empreendimentos são:

1) Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê),

2) Cooperativa Central de Extrativismo do Estado do Acre (Cooperacre),

3) Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis),

4) Coop. dos Beneficiadores Artesanais de Castanha de Caju do Rio Grande do Norte (Coopercaju),

5) Cooperativa de Produtores Agroec. Flor e Artesanais de Turvo (Coopaflora),

6) Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste (Cooperoeste),

7) Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda. (Cooparaíso),

8) Cooperativa Central Única das Artesãs (Cooperúnica)

9) Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado)

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do MDA/Portal Abras

 

 


Veja também

Para ONU, projeto da Ambev serve como exemplo

Programa de gestão de água da cervejaria será apresentado na Rio + 20 para empresas globais Lan&cc...

Veja mais
Reciclagem de lata é referência para resíduos sólidos

Poucas ações de reciclagem são tão bem sucedidas no Brasil quanto a desenvolvida para as lat...

Veja mais
Usinas investem na produção de plástico biodegradável

PHB Industrial e Usina da Pedra são empresas que já produzem plástico a partir da cana-de-aç...

Veja mais
Descarte de aparas vira bom negócio na Johnson

Boa parte das aparas de plástico das fraldas e dos absorventes femininos fabricados na Johnson & Johnson est&...

Veja mais
Adoção de selo ambiental é polêmica

Sob pressão de grandes ONGs ambientalistas aliadas ao setor florestal, que abrange principalmente a indúst...

Veja mais
Sacola descartável atrai atenção

A rede de supermercados Dia, bandeira do grupo Carrefour, anuncia que suas 450 lojas no Estado de São Paulo distr...

Veja mais
Empreendedores de SC investem em moda ecológica

Pequena empresa de Blumenau abre escritório em São Paulo e aposta em peças feitas com tecido de gar...

Veja mais
Lucro com sacos de lixo

Fim das sacolas plásticas no varejo beneficiou indústrias.A Lei nº 9.529/2008, que proíbe o us...

Veja mais
Embalagens ainda geram confusão na Ceasa Minas

Na Ceasa Minas, são toleradas somente caixas de plástico ou descartáveisA Centrais de Abastecimento...

Veja mais