Código de barras: referência na web para localização de produtos no varejo

Leia em 2min 30s

Um dos mais populares sites de busca, o Google, tem como referência o Global Trade Item Number (GTIN) para orientar os consumidores que adotam o omnichannel em suas compras

 

O Global Trade Item Number (GTIN) – nome do código numérico que identifica produtos na cadeia de abastecimento e é representado pelo código de barras – é um dos principais itens de referência para o Google auxiliar os usuários de compras on line quando buscam produtos em lojas físicas ou e-commerce. Certificado pela entidade global GS1, o GTIN é o código válido em todo o mundo, atribuído a produtos e que é composto por oito a treze dígitos. Ele tem papel relevante para a eficiência da logística. O código de barras impresso nas embalagens carrega o GTIN e pode conter várias informações.


Para alimentar os dados dos sites de busca com informações consistentes para atrair consumidores, os varejistas usam o conceito de “dados estruturados” para gerar o serviço chamado Local Inventory Ads. Eles enviam para os sites uma mensagem no padrão XML ou Txt com dados de inventário por loja. Ao fazerem uma busca por produtos nos sites de busca, os consumidores recebem informação da disponibilidade do que procura nas lojas próximas a ele – sejam elas físicas ou virtuais.

 

O GTIN ganhou relevância nessa aplicação porque é um padrão mundial de identificação de produtos e é representado graficamente pelo código de barras, forma mais comum de automação comercial. No Brasil, o caso mais notável de aplicação do GTIN foi o Ministério da Fazenda determinar que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tenha um campo destinado ao preenchimento desse código, tamanha é sua importância. No país, a GS1 é representada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Saiba mais sobre GTIN: http://www.gs1.org/gtin_plus_public_review .

 

Na opinião de João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o relacionamento entre a cadeia de abastecimento e os consumidores avança na mesma velocidade das tecnologias digitais móveis. “As pessoas assumiram a mobilidade e as compras se tornaram multicanais”, afirma Oliveira. “O consumidor busca praticidade e conveniência naquilo que se chama hoje de omnichannel, uma nova experiência de compra seja por loja física, virtual, mobile commerce, TV commerce ou social commerce.” Para ele, assim que forem concluídas algumas discussões regulatórias do mobile commerce no Brasil, o omnichannel evoluirá em proporções geométricas.

 

Sobre a GS1 Brasil


A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil 


Veja também

Do café com leite à alta tecnologia

Em pouco mais de 30 anos, Vale da Eletrônica se tornou referência nacional no segmento   Nem só...

Veja mais
Automação voltada ao varejo terá foco em soluções móveis

Novidades de companhias como a norte-americana Honeywell e a brasileira Bematech devem atender a demanda de uma nova ger...

Veja mais
Embrapa faz filme comestível para embalar

Produto pioneiro, de pesquisadores de S. Carlos, película aproveita rejeitos de verduras, frutas e legumes e trar...

Veja mais
Aplicativos ajudam a economizar nas compras

Aliar a tecnologia com a economia de tempo e de dinheiro é uma parceria que chegou para ficar. Na hora de fazer a...

Veja mais
Cnova apresenta aplicativo de gestão para parceiros da rede

Ferramenta auxiliará os mais de 700 parceiros do marketplace do Extra com informações, em tempo rea...

Veja mais
Novas soluções de pagamentos prometem acelerar as vendas

Transações financeiras. Crescem as ferramentas tecnológicas para os plásticos de débi...

Veja mais
A Dematic adquiriu a SDI Group Europe

O Dematic Group, um fornecedor de tecnologia automatizada integrada, software e serviços para otimizar a cadeia d...

Veja mais
Pagamento com cartão em vending machines movimenta o mercado

A evolução tecnológica mudou diversos conceitos de consumo no Brasil e no Mundo, fazendo com que as...

Veja mais
Epson apresenta novo conceito de impressoras inteligentes para o mercado de automação comercial

Linha de impressoras não fiscais une, em um equipamento compacto, flexibilidade e eficiência para impress&a...

Veja mais