‘Estado deve reforçar sua vocação tecnológica’, diz Nizan Guanaes

Leia em 2min 40s

Para o sócio-fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes, Rio Grande do Sul poderia se tornar uma potência digital

 



O Rio Grande do Sul poderia se tornar o estado mais competitivo do Brasil caso se focasse no desenvolvimento de um ambiente de negócios ligados à inovação e à tecnologia. Essa é a avaliação do sócio-fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes. Para o empresário, o Estado já reúne as condições necessárias para assumir a condição de protagonista na área digital. No entanto, ainda esbarra nas próprias características, como a resistência a mudanças e a desunião, para alcançar essa condição.

“O Rio Grande do Sul tem tecido empresarial, intelectual e acadêmico, mas precisa mudar sua mentalidade. O Estado é um ponto fora da curva no meio digital, mas tem um problema que dificulta as coisas: o gaúcho adora conversar com ele mesmo. É o penso, logo hesito”, diz Guanaes, que ontem esteve em Porto Alegre para palestrar no CEO Forum, da Amcham Brasil. Nesse sentido, o publicitário lembra que o Rio Grande do Sul precisa começar a sair da zona de conforto, não tendo medo de arriscar e adotando um pensamento global.

Para Guanaes, “está na hora de o Rio Grande do Sul pegar a vocação que tem para a inovação e tecnologia e se atracar nela”. Para alcançar esse objetivo, na percepção do empresário, o Estado deveria se tornar mais simpático à troca de experiências com quem é de fora da região. Ele acredita que a região Sul, em especial o Rio Grande do Sul, tem um culto a ficar calado. “Vocês (gaúchos) fazem as coisas bem feitas, mas preferem não divulgar para ninguém. Assim, acabam virando centros de excelência anônimos. É algo meio europeu. Mas nesse aspecto é preciso ser mais americano”, compara.

O dirigente destaca que as empresas gaúchas que fazem sucesso além do Estado são justamente aquelas que fugiram dessa “regra”. Guanaes cita que é importante construir marcas sólidas para que aquilo que ocorre no Estado ganhe proporção e seja difundido também no resto do País. “O Rio Grande do Sul tem enorme capacidade para fabricar produtos, mas vocês precisam ser desafiados a fabricar marcas”, analisa.

Inicialmente, a palestra de Guanaes iria abordar aspectos relativos à competitividade do Brasil. No entanto, o publicitário decidiu adotar um enfoque regional na conversa. Circulando pela plateia, com o microfone em mãos, ele afirmava que “tinha fé no Rio Grande do Sul”. Nesse contexto, lembrou que vem reforçando os investimentos do Grupo ABC em solo gaúcho.

Há alguns meses, a empresa se tornou sócia da agência Escala, que passou a ser a maior operação do segmento publicitário no Estado. Mesmo com a ida da agência para o guarda-chuva do grupo, Guanaes não pretende alterar em nada a atuação da companhia. “Estamos muito felizes em sermos sócios da Escala, mas não vai mudar nada. Eu sou o único baiano da agência e o resto continua tudo gaúcho”, destaca.

Em relação ao cenário pós-eleições, Guanaes lembra que o empresariado brasileiro está pedindo mudanças em relação aos gargalos que atrapalham a competitividade do País e se mostra esperançoso em relação ao novo mandato da presidente Dilma Rousseff.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Fórum mostra tecnologia para varejo

Nesta quinta-feira, 30 de outubro, o Sebrae-SP Araraquara realiza o Fórum Empresarial de Serviços pela pri...

Veja mais
Cnova lança plataforma de comércio eletrônico, seguindo o modelo francês

     Cdiscount, plataforma de comércio eletrônico da Cnova, do grupo francês Casino...

Veja mais
Via Varejo investe em nova visão de TI

...

Veja mais
Consumidores cada vez mais plugados desafiam o varejo

Mais críticos, clientes usam web para fazer comparações, obrigando lojas a buscar alternativas para...

Veja mais
Quanto vale a informação coletada pelo 'big data'?

O que você compra no supermercado, quais posts você "curte" no Facebook, como você usa o GPS no carro:...

Veja mais
Site voltado a comparação de preços se prepara para atuar na área de B2B

Startup brasileira MultiFarmas amplia atuação e cria plano para oferecer serviço voltado para fabri...

Veja mais
Supermercados BH adota sistema de dados da mineira DC Tecnologia

A área de tecnologia é considerada cada vez mais estratégica para empresas de diferentes portes. A ...

Veja mais
Via Varejo busca produtividade com adoção de tablets por vendedores

A empresa de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo iniciou o uso de tablets por vendedores da bandeira Pont...

Veja mais
Pesquise no celular antes de ir às compras

A facilidade e a rapidez para comparar preços entre uma infinidade de estabelecimentos é um dos grandes tr...

Veja mais