Site voltado a comparação de preços se prepara para atuar na área de B2B

Leia em 3min 10s

Startup brasileira MultiFarmas amplia atuação e cria plano para oferecer serviço voltado para fabricantes de medicamentos e de produtos comercializados em farmácias e drogarias



A empresa iniciante (startup) brasileira MultiFarmas, nascida em 2012 como um site de comparação de preços de medicamentos e produtos farmacêuticos voltado para o consumidor, prepara-se agora para atuar no segmento de business to business (B2B).

Para isso, os empreendedores David Almeida e Carlos Matos, que em setembro venceram o concurso de startups Venture Day, organizado pela IE Business School, estão em busca de investidores.

A dupla já recebeu em 2013 um aporte de valor não revelado. Na época, eles apresentaram o site em um evento sobre empreendedorismo e atraíram a atenção da aceleradora S2 Investimentos, que decidiu investir no negócio e hoje é sócia.

Fabricantes

O plano agora é criar um serviço para fabricantes de medicamentos e de outros produtos comercializados em farmácias e drogarias. O objetivo é desenvolver uma plataforma na web que permita às empresas acompanhar os lançamentos dos concorrentes e testar a receptividade de seus próprios produtos antes de levá-los ao mercado.

"É um monitoramento de produtos para as empresas, algo novo e que será complementar para o nosso trabalho", conta Almeida. Assim, a MultiFarmas pretende se diferenciar de outros sites de comparação de preços de medicamentos que também surgiram nos últimos anos, como o Consulta Remédios, o Mais Preço e o Cliquefarma.

O início

Almeida, 31, formado em administração de empresas, e Carlos Matos, também com 31 anos, engenheiro mecânico, tocam a operação hoje com o auxílio de dois programadores, na sede da empresa, em São Paulo. Quando começaram o negócio, ainda sem contato com empresas do setor, a estratégia foi buscar farmácias e drogarias e apresentar o potencial da MultiFarmas como um gerador de "leads" - isto é, um site que atraísse consumidores em busca de preços baixos e os encaminhasse para as páginas dessas varejistas para finalizar a compra.

"No começo, nosso modo de relacionamento com farmácias e drogarias foi o network. Batíamos às portas deles e vendíamos a nossa ideia, perguntávamos a amigos se conheciam alguém do setor, e o negócio foi crescendo", relata. Hoje, o sistema da MultiFarmas reúne 32 grandes redes de farmácias e drogarias e quatro de menor porte. Entre esses parceiros estão nomes como Droga Raia, Onofre, Farmagora, Farmácia Mix e Drogasil.

Verificação de preços

A MultiFarmas utiliza como base para a comparação de preços os dados do código de barra dos produtos. Assim, informa detalhes como a disponibilidade dos itens em estoque, além do preço e das informações gerais sobre cada medicamento. Segundo Almeida, o fato de obter os dados diretamente do código de barras é o diferencial em relação a concorrentes que trabalham com programas que apenas buscam preços nos sites das farmácias e drogarias e reproduzem esses valores.

Em média, o site tem 2 milhões de buscas mensais, diz Almeida. O número de usuários cresce organicamente e a taxa de conversão dos mesmos é de 36% - ou seja, a cada 100 usuários, 36 finalizam a compra nas empresas parceiras da MultiFarmas, afirma. A startup ganha a cada usuário que clica em um produto no site e é redirecionado para a página de uma empresa parceira.

As metas

Segundo o empreendedor, os clientes redirecionados para os sites das parceiras renderam a essas empresas um faturamento de R$ 2 milhões em vendas somente no mês de junho. Para este mês, a meta é que as vendas das parceiras obtidas com usuários encaminhados pela MultiFarmas cheguem a R$ 5 milhões. A startup, porém, não revela seu próprio faturamento. Almeida diz apenas que o objetivo é dobrar neste ano o valor obtido em 2013. Enquanto prepara o lançamento ao B2B, a equipe trabalha também no desenvolvimento de melhorias no lado B2C, voltado ao cliente.



Veículo: DCI


Veja também

Supermercados BH adota sistema de dados da mineira DC Tecnologia

A área de tecnologia é considerada cada vez mais estratégica para empresas de diferentes portes. A ...

Veja mais
Via Varejo busca produtividade com adoção de tablets por vendedores

A empresa de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo iniciou o uso de tablets por vendedores da bandeira Pont...

Veja mais
Pesquise no celular antes de ir às compras

A facilidade e a rapidez para comparar preços entre uma infinidade de estabelecimentos é um dos grandes tr...

Veja mais
Tecnologia a serviço do varejista

O consultor Piers Fawkes, fundador do laboratório de tendências PSFK, em Nova York, disse que a tecnologia ...

Veja mais
Sem tirar a carteira do bolso

Lançamento do Apple Pay dita tendência, mas é preciso conquistar consumidores No supermercado, o co...

Veja mais
Cientistas moem DNA de grãos de café a procura do cappuccino perfeito

Nestlé nega que objetivo seja produzir plantas geneticamente modificadas, e sim melhorar desenvolvimento do produ...

Veja mais
Visa e Apple inauguram nova era de pagamentos em aparelhos celulares

A Visa Inc. (NYSE:V), líder global de pagamentos, anunciou  seu apoio para pagamentos de consumidores com os...

Veja mais
Tecnologias abrem todas as portas do Pão de Açúcar ao consumidor

Algumas unidades da companhia já contam com o Personal Shop, que permite comprar usando um coletor de dados, al&e...

Veja mais
Mercode soma 3.500 produtos em sua plataforma digital

Atenta ao potencial de consumo na internet, a startup brasileira Mercode - supermercado virtual - iniciou suas opera&cce...

Veja mais