Queda de alimentos in natura desacelera 1ª prévia do IPC da Fipe para 0,50%

Leia em 2min

Amparada especialmente pela deflação dos alimentos in natura, a inflação na capital paulista desacelerou de 0,56% no fechamento de agosto para 0,50% na primeira leitura de setembro. A avaliação foi feita nesta sexta-feira, 11, pelo gerente técnico de Pesquisas do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Moacir Mokem Yabiku. "Devem continuar ajudando a inflação", estimou.

Com expectativa de mais alívio nos alimentos, a Fipe alterou sua projeção para o IPC fechado de setembro, de uma alta de 0,32% para 0,30%. Para o grupo Alimentação, do qual faz parte os in natura, a estimativa é de quase estabilidade (0,01%), após recuo de 0,66% na primeira quadrissemana de setembro. "Sazonalmente, é um período de queda para os in natura. No entanto, a taxa acumulada no ano e em 12 meses até agosto ainda está elevada. Ainda tem espaço para cair", afirmou, ao referir-se às variações de 11,49% no acumulado deste ano até agosto e de 20,64% em 12 meses. Na primeira leitura do mês, os in natura caíram 4,26%, ante retração de 1,87%.

O tomate, segundo a Fipe, teve a queda mais representativa, de 16,88%, o que ajudou a levar o segmento de legumes para deflação de 9,51% na primeira medição do mês. Também houve recuo nos preços dos tubérculos, de 8,81%, e em ovos, que tiveram baixa de 0,22%. Já as frutas ficaram no campo positivo, com alta de 1,03%. "Ainda que os in natura tenham participação inferior (de 4,84%), têm peso importante no orçamento das famílias", disse, ao comparar o peso dos in natura com os semielaborados (6,56%) e industrializados (9,41%).

A despeito do aumento registrado na primeira leitura do mês, o subgrupo dos alimentos industrializados também permitiu desaceleração da inflação na capital paulista, disse Yabiku. A variação passou de elevação de 0,41% para 0,28%, enquanto os semielaborados diminuíram o ritmo de baixa, de 0,73% para recuo de 0,33%.

Além da sazonalidade favorável, típica desta época do ano para alguns itens alimentícios, o gerente da Fipe disse observar um comportamento mais cauteloso do consumidor na hora de gastar, em razão da crise econômica. "Menor movimento nos supermercados, com consumidores procurando mais promoções e marcas que até então não consumiam, em busca do melhor preço", disse.

 



Veículo: Jornal Estado de Minas - MG


Veja também

Safra mineira de grãos está estimada em 11,7 milhões de toneladas

                    ...

Veja mais
Geada prejudica lavouras de trigo no Rio Grande do Sul

                    ...

Veja mais
Café rastreado quadruplica a comercialização

Os cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro, que engloba as regiões do Triângulo, Noroeste e Alto ...

Veja mais
Para economizar, consumidor deve se atentar às promoções

É comum o consumidor ir ao supermercado com o objetivo de economizar, mas, ao passar pelo caixa, ter a nít...

Veja mais
Abertura do mercado chinês anima setor de laticínios

                    ...

Veja mais
Mobilidade otimiza operações de varejistas

                    ...

Veja mais
Atacadistas têm alta de 6,5% em julho

O desempenho do segmento atacadista distribuidor em julho frente ao mês anterior foi positivo, atingindo 6,5%. O r...

Veja mais
Custos de produção na cadeia leiteira são desafio

Para o diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínio do Estado de Minas Gerais (Silemg), Celso ...

Veja mais
Com ajuda da banana, cesta básica de Porto Alegre se torna a mais cara do Brasil

                    ...

Veja mais