Supermercados franceses vão ser obrigados a doar alimentos

Leia em 1min 40s

                                Foi aprovada uma lei que obriga os supermercados franceses a entregar a instituições de caridade alimentos que ainda se encontrem em condições comestíveis.

A Assembleia Nacional francesa aprovou por unanimidade a lei que obriga os supermercados a doar alimentos para a caridade, para assim tentar acabar com os desperdícios de comida em massa. Os supermercados que desperdiçarem mil quilómetros quadrados ou mais de comida vão mesmo ser obrigados a assinar contratos com instituições de caridade até julho do próximo ano. Caso não cumpram esta diretiva estarão sujeitos a multas até 75 mil euros ou dois anos de prisão.

"Isto é uma emergência, as instituições de caridade estão desesperadas por comida. A parte mais comovente desta lei é que nos abre os olhos para o sofrimento dos outros" disse o deputado de centro-direita Yves Jégo no parlamento.

Nos últimos anos a comunicação social francesa tem alertado para o grande número de pessoas que procura comida nos caixotes do lixo dos supermercados, e que sobrevivem devido a produtos comestíveis que são deitados para o lixo em boas condições, mas com as datas de validade já expiradas. Alguns supermercados chegam a encharcar os alimentos em lixivia para impedir as pessoas de ir buscar comida ao lixo e outros metem os caixotes em armazéns inacessíveis, segundo explica o The Guardian.

O mesmo jornal britânico escreve que algumas pessoas já sofreram consequências por vasculhar os contentores dos supermercados, que pode ser considerado roubo. Ou seja, houve quem já tivesse de enfrentar processos crime. Em 2011, um funcionário de um supermercado em Marselha quase foi despedido por ser apanhado a tirar do lixo seis melões e duas alfaces.

Vários grupos ativistas tinham pressionado o governo para que tomasse medidas em relação ao desperdício existente em França. Membros da associação Gars'pilleurs (homens saqueadores, em português) utilizam luvas de jardinagem para, todas as noites, procurar alimentos no lixo e entregá-los aos mais necessitados.




Veículo: Diário de Notícias - Portugal


Veja também

Consumidores pesquisam mais antes da compra

                    ...

Veja mais
Motivação é fundamental para obter bons resultados

                    ...

Veja mais
Varejo do hipercentro tenta driblar a crise

                    ...

Veja mais
Governo quer restringir aposentadorias

                    ...

Veja mais
Estudo aponta recuo na produção de embalagens no primeiro semestre

A produção física do setor de embalagem caiu 2,59% no primeiro semestre ante o mesmo intervalo do a...

Veja mais
Agricultura atenua a piora do desemprego em Minas

                    ...

Veja mais
Inauguração de lojas novas impulsionou varejo, mostra pesquisa da Cielo

SÃO PAULO - O crescimento das redes varejistas nos últimos cinco anos foi impulsionado pelo ritmo de inaug...

Veja mais
Varejo tenta reagir à crise de confiança dos consumidores

                    ...

Veja mais
Redes de varejo restringem crédito para fortalecer caixa

Limitar o crédito à clientela, diminuir a emissão de cartões próprios, reduzir a capa...

Veja mais