Lactalis e Lala na disputa por ativos de lácteos da BRF

Leia em 4min


A francesa Lactalis e a mexicana Lala Foods estão na disputa pela aquisição dos ativos de lácteos da BRF. A empresa brasileira colocou a divisão à venda no início deste ano e espera que a operação seja finalizada no próximo mês.

Ontem, a agência Bloomberg informou que a Lala teria feito uma oferta pela divisão. A Lactalis também apresentou uma proposta, segundo fontes ouvidas pelo Valor. E a oferta da francesa seria a mais atraente para a BRF, afirmou uma dessas fontes.

Além das duas companhias de lácteos, a holandesa Friesland Campina também indicou interesse pela divisão de lácteos da BRF, de acordo com as mesmas fontes. A Bloomberg também citou a Lactalis e a francesa Danone como interessadas.

De acordo com um executivo do segmento, eventuais interessados tinham de apresentar "oferta firme" pelo negócio de lácteos da BRF até meados deste mês. A intenção da BRF, disse, é vender a divisão por mais de R$ 1 bilhão - a operação gerou uma receita líquida de R$ 2,8 bilhões no ano passado à companhia. Procurada ontem, a BRF disse que não iria se manifestar.

A Lactalis entrou no Brasil no ano passado, com a aquisição da empresa de queijos premium Balkis. Mas a gigante francesa, que faturou € 16 bilhões em 2013 e é a maior empresa de lácteos do mundo, tem planos mais ambiciosos para o país. No ano passado, também tentou comprar o controle da LBR - Lácteos Brasil, antes da aprovação do plano de recuperação judicial da empresa brasileira. A situação financeira da LBR, porém, inviabilizou o negócio, que estava sendo tocado pela Parmalat SpA, controlada da Lactalis.

Com a sinalização da BRF, no começo do ano, de que pretendia vender parcial ou totalmente seus ativos de lácteos, a Lactalis tornou-se imediatamente uma potencial interessada.

A Lala, que está capitalizada após um IPO em que levantou US$ 1,1 bilhão e que teve receita líquida de US$ 3,3 bilhões no ano passado, também já tentou entrar no Brasil. Em 2012, estava prestes a fechar a compra da Itambé, mas, na última hora, quis reduzir o preço a ser pago, e o negócio não vingou, lembra uma fonte do segmento.

Com a desistência da Lala, a Itambé acabou nas mãos da Vigor: em fevereiro de 2013, o laticínio controlado pela J&F (holding que controla também a JBS), adquiriu 50% do capital da Itambé por R$ 410 milhões.

A reportagem questionou a Lactalis e a Lala sobre o tema via email, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição. Procurada, a Danone no Brasil enviou a seguinte declaração, por meio de sua assessoria de comunicação: "Líder mundial e nacional no segmento de produtos lácteos frescos, o Grupo Danone está sempre atento às oportunidades de desenvolvimento de seus negócios nos mercados em que atua. O tema é avaliado pelo Grupo Danone em Paris".

A BRF assinou 14 acordos de confidencialidade com eventuais interessados desde que colocou a divisão de lácteos à venda. Em entrevista à Bloomberg, no dia 11 de junho passado, o CEO global da BRF, Cláudio Galeazzi, disse que desde então o processo avançou para uma segunda fase. Na mesma entrevista, ele afirmou que os interessados são "empresas muito fortes que querem vir ao Brasil".

No fim de abril, o CEO global da BRF dissera, em teleconferência com analistas, que o futuro da divisão de lácteos seria definido num prazo de 60 dias a 90 dias. "Estamos analisando neste momento as possibilidades em lácteos, inclusive não excluindo venda parcial ou total", afirmou Galeazzi na ocasião.

A atual administração da BRF, comandada pelo empresário Abilio Diniz desde abril do ano passado, sempre mostrou restrições à operação de lácteos, por considerá-la um negócio pouco rentável. Mesmo na administração anterior - de Nildemar Secches e José Antônio do Prado Fay -, a Tarpon, que levou Abilio à presidência do conselho da BRF, já indicava descontentamento com a divisão, responsável por pouco menos de 10% da receita líquida total da BRF.

Em mais um sinal do desinteresse da BRF pelo segmento, a empresa também desistiu de uma fábrica de lácteos que construía em Barra do Piraí (RJ). Na semana passada, a Vigor informou que assumiu a unidade, dando continuidade ao projeto. Cerca de 70% da nova fábrica está construída, e o plano da Vigor é colocar a planta em operação em quatro a cinco meses.

Embora não tenha mais interesse no negócio de lácteos, a BRF sabe que a divisão é cobiçada por suas marcas fortes como Batavo e Elegê, já consolidadas no mercado brasileiro, além de uma de rede de fornecedores de leite para processamento. É nessas oportunidades que estão de olho as empresas estrangeiras: adquirir um ativo com marcas importantes e garantia de matéria-prima, num mercado que ainda tem espaço para crescer.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Varejos de Porto Alegre faturam com os argentinos

Os argentinos começaram a chegar em Porto Alegre a tempo de recepcionar a seleção do país, q...

Veja mais
No Japão, papel de KitKat vale uma passagem de trem

São Paulo - No lugar de comprar um bilhete para o trem, que tal comer um chocolate?Uma campanha da Nestlé ...

Veja mais
Forno de Minas participa de feira de alimentos em Nova York (EUA)

Empresa vai apresentar o tradicional pão de queijo mineiro durante a Fancy Food Show, de 29 de junho a 1º de...

Veja mais
Preços da soja recuam mo mercado interno

O mercado brasileiro de soja teve uma semana de comercialização fraca, prejudicada pelo feriado da quinta-...

Veja mais
Lojistas de Juazeiro lançam projeto "Cápsula do Tempo"

Ideia é guardar para o futuro registros e perspectivas em relação a diferentes temas vivenciados ho...

Veja mais
Governo zera imposto de importação de trigo

    Veículo: Jornal O Globo - RJ...

Veja mais
São Braz aposta em ações de comunicação via redes sociais para agregar clientes à marca

   Página do facebook do São Braz   Não é de hoje que as...

Veja mais
Higa's Supermercados escolhe DMCard para fornecimento de seu cartão private label

Novos cartões estarão disponíveis para os clientes das cinco lojas da rede localizadas na cidade de...

Veja mais
Catupiry patrocina Copa Brasileira de Pizzarias 2014

Sob o tema "Sabores Regionais Brasileiros, 32 pizzarias foram selecionadas e participam do evento que terá a gran...

Veja mais