Vitória: Supermercados  incentivam consumidor a levar de casa sacolas reutilizáveis e dão desconto nas compras

A capital capixaba deixou de distribuir gratuitamente sacolas plásticas no dia 9 de janeiro de 2012. A medida atende ao Termo de Cooperação Ambiental firmado entre o Ministério Público do Espírito Santo, a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e outras entidades.

A campanha “Todos Embalados por um Mundo Melhor”, criada para conscientizar a população sobre os impactos ambientais causados pelo consumo excessivo das sacolas plásticas convencionais e pelo descarte incorreto desse material, e incentivar o uso de sacolas reutilizáveis para as compras.

Além do trabalho educativo nas comunidades, a campanha tem ampla divulgação nos pontos de venda, com cartazes, banners, folders, e conta com vídeos nas TVs dos supermercados e áudio nas rádios internas, tudo para que o consumidor entenda o verdadeiro problema causado pelo consumo desenfreado dos sacos plásticos.

Treinamento

Os funcionários dos supermercados, em especial os operadores de caixa e empacotadores, receberam treinamento para prestar esclarecimento ao cliente.
A campanha Todos Embalados por um Mundo Melhor é um projeto piloto, mas a proposta, segundo a Acaps, é colher a maior quantidade possível de informação para aplicar a medida com eficiência nos demais municípios do estado. Espera-se que com a medida, deixem de ser consumidas milhares de sacolas por dia na cidade.

Bônus

Pelo período de seis meses, a contar da data de início da campanha, os consumidores contam ainda com um incentivo: aqueles que não utilizarem quaisquer meios de embalagens disponibilizados pelos supermercados, ou seja, que levarem de casa sua embalagem reutilizável, receberão um desconto de R$ 0,03 (três centavos de real) a cada 5 (cinco) itens comprados.