Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol

Leia em 3min

Com inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa completo e auditado, a empresa conquista a certificação e reafirma o seu compromisso com o meio ambiente

 

A Ypê, empresa 100% brasileira e fabricante de produtos de higiene e limpeza, recebeu selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, qualificação nacional de inventários de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) que são submetidos ao programa e que visa dar transparência às emissões de gases de efeito estufa. A publicação oficial dos inventários acontece nesta terça-feira, 24 de outubro, durante o Evento Anual em que são divulgados todos os membros do Ciclo 2023.

 

O selo ouro é concedido aos inventários completos que contabilizam as emissões da empresa conforme a metodologia do GHG Protocol, além de serem auditados por terceira parte independente e acreditada pelo INMETRO. A empresa virou membro do Programa neste ano e com apoio da GSS Carbono e Bioinovação, elaborou o inventário com base nas emissões do ano de 2022 enquadradas nos Escopos 1 e 2 e, de forma voluntária, também reportou e auditou as emissões indiretas do Escopo 3.

 

“Estamos felizes com essa grande conquista, fruto do nosso amadurecimento nesta agenda, que só foi possível com o envolvimento e esforço de diversas áreas no levantamento de dados e apresentação de todas as evidências adequadas e suficientes. Movidos pelo forte desejo de contribuir no combate às mudanças climáticas, trabalhamos intensamente para ter um retrato fiel das nossas emissões, monitorá-las e mensurar as reduções conquistadas pelo ganho de eficiência operacional e logística. Todos os padrões exigidos pela metodologia do programa foram alcançados e a companhia recebeu o Selo Ouro. A conquista não encerra a nossa atenção dedicada ao tema. Diante dos diversos desafios relacionados à redução e à compensação das emissões, acreditamos que cada passo é essencial para avançarmos ainda mais na gestão climática da Ypê”, diz o diretor de pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade da Ypê, Gustavo de Souza.

 

A conquista da certificação está alinhada aos temas materiais da empresa, que orientam a agenda de sustentabilidade, sobretudo o tema material Energia e Clima. As iniciativas deste tema material também contribuem com o atingimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 13 – “Ação Contra a Mudança Global do Clima”, reforçando o papel fundamental do setor privado na agenda climática global.

 

Programa Brasileiro GHG Protocol

Lançado em 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o World Resources Institute (WRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), o programa visa estimular a gestão de emissões de gases do efeito estufa nas organizações.

 

A iniciativa oferece ferramentas, metodologias e capacitação para que as empresas possam quantificar, reportar e identificar oportunidades de reduzir suas emissões, seguindo os padrões internacionais do GHG Protocol. Atualmente, no Brasil, mais de 300 empresas participam do programa, representando cerca de 15% do PIB brasileiro.

 

Essa ferramenta é fundamental na gestão climáticas das empresas, além de trazer maior eficiência operacional e redução de custos das empresas, ao identificar oportunidades de melhoria nos processos e nas fontes de energia. Permite também que se antecipem às exigências legais e aos padrões de mercado relacionados às emissões de GEE. É uma forma de demonstrar responsabilidade socioambiental e de se preparar para um futuro de baixo carbono.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde

Conheça exemplos de inovação que impulsionam a sustentabilidade no setor supermercadista   P...

Veja mais
Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Desenvolvido pelo Instituto de Zootecnia de São Paulo, em parceria com a JBS e a Silvateam, projeto é a pr...

Veja mais
Ypê faz ação digital que pode render o plantio de 500 árvores por dia

Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, ação de repost de story pelo púb...

Veja mais
Consumidores querem provas de sustentabilidade das empresas

Para os clientes, não basta fazer – é preciso comprovar que o discurso sustentável não...

Veja mais
Empresa desenvolve bioplástico a partir do resíduo da castanha-do-Brasil

Projeto apoiado pelo Fundo JBS pela Amazônia prevê transformações sustentáveis na regi&...

Veja mais
Vinícola recebe certificado ambiental

Práticas implantadas pelo grupo Miolo em suas unidades triplica redução de tCO2   Sustentabi...

Veja mais
Embalagens sustentáveis

Conheça a película de pvc resistente, com boa elasticidade e composição 100% biodegrad&aacut...

Veja mais
Limppano investe em ações para mitigar impactos ambientais

Nos últimos anos, a empresa reduziu suas emissões de gases do efeito estufa em mais de 1.840 toneladas de ...

Veja mais
No Dia da Margarina, marca líder do mercado aposta em sustentabilidade

Qualy reforça portfólio completo na categoria e compromisso com o reuso de 100% de suas embalagens  ...

Veja mais