Empresa desenvolve bioplástico a partir do resíduo da castanha-do-Brasil

Leia em 5min 40s

Projeto apoiado pelo Fundo JBS pela Amazônia prevê transformações sustentáveis na região para o desenvolvimento da bioeconomia

 

Em uma colaboração inovadora entre comunidades amazônicas, empresas, ONGs e pesquisadores de universidades, o projeto Bioplástico tem como objetivo desenvolver e produzir, em escala de produção comercial, um tipo especial de plástico composto parcialmente por fibras do ouriço da castanha-do-Brasil. Com o suporte financeiro do Fundo JBS pela Amazônia (FJBSA), o projeto visa responder a um dos maiores desafios ambientais contemporâneos: o uso de plástico derivado do petróleo. A iniciativa completa um ano de desenvolvimento e já contabiliza importantes marcos e aprendizados.

 

A versão sustentável do polipropileno vem sendo elaborada a partir de matéria proveniente do ouriço da castanha, uma espécie de coco que armazena as amêndoas de castanha, considerado um resíduo ainda sem aproveitamento dentro da cadeia produtiva. O material está sendo desenvolvido em parceria entre diferentes pesquisadores e poderá ser aplicado em uma ampla variedade de produtos, como protetores, embalagens, tampas, alças, recipientes, entre outros, atendendo às exigências técnicas e econômicas da indústria.

 

Além disso, o projeto insere-se na perspectiva da bioeconomia, priorizando a conservação dos biomas e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades amazônicas envolvidas na coleta e preparação do material. Estima-se a geração de R$ 4,8 milhões em renda para as comunidades envolvidas, dentro de um faturamento total de R$ 20 milhões nos três anos iniciais de comercialização, assim como uma redução significativa de mais de 300 toneladas de emissão de CO2 nesse período. Em uma estimativa conservadora, o novo plástico poderá substituir até 18% da produção de polipropileno convencional da TutiPlast, empresa parceira no projeto, já no 3o ano de sua chegada ao mercado.

 

A iniciativa, liderada pela fundação World-Transforming Technologies (WTT), organização latino-americana focada em inovações tecnológicas de impacto socioambiental, iniciou em 2022 com o trabalho de campo, pesquisa e articulação entre organizações. Através do suporte financeiro do Fundo JBS pela Amazônia e do Programa Prioritário em Bioeconomia (PPBIO), política pública da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), coordenada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), o projeto apresenta um arranjo financeiro e de execução inovador.

 

Enquanto o Idesam dedicou-se a mapear a cadeia produtiva adequada para a produção do bioplástico, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) esteve focada na pesquisa e desenvolvimento das formulações do bioplástico, de modo a garantir que ele atenda às demandas técnicas e econômicas da indústria.

 

“Foi na cadeia produtiva da castanha que identificamos uma maior segurança de produção, de sustentabilidade ambiental e de retorno para as comunidades. Encontrar uma cadeia com essas características foi um desafio, porém foi gratificante porque a gente sabe que ela vai funcionar e vai trazer retorno para as comunidades ribeirinhas que já trabalham com castanha”, explica Marcus Biazatti, coordenador técnico do Idesam, que ressaltou também o potencial de uso do ouriço — um produto amazônico ainda subutilizado. Cinco comunidades do município de Lábrea estão envolvidas nessa etapa inicial de coleta e beneficiamento, havendo mais de 30 interessadas em integrar o projeto.

 

No âmbito da pesquisa científica, os pesquisadores da UEA atuam no laboratório da Escola Superior de Tecnologia (EST) com uma equipe de docentes da universidade, bolsistas, voluntários e professores de outras instituições. O processo envolve a trituração e moagem do material para que, em seguida, possam ser feitos os testes experimentais com o objetivo de encontrar a quantidade exata de material que irá substituir ou reforçar o polímero. “Ao reduzirmos o consumo do plástico comum, estamos pensando na sustentabilidade. Esse projeto é interessante pelo fato de estarmos unindo quatro vertentes nesse esforço: a academia, o governo, a indústria e a comunidade. É um exemplo claro do conceito da hélice quadrupla de inovação”, explica o professor do curso de Engenharia de Materiais da UEA e coordenador de pesquisa do projeto, Prof. Roger Bello.

 

O projeto também conta com a participação da professora Michele Rigon Spier, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná, e do professor Pedro Campelo, da Universidade Federal de Viçosa. A equipe foi reunida de forma a garantir a complementaridade de expertises. “É nessa colaboração entre cientistas extraordinários, comunidades e indústria que está a mágica do projeto. São pessoas com capacidades e atribuições complementares, unidas por um objetivo compartilhado: gerar impacto positivo para os povos da Amazônia e para o meio-ambiente”, explica Andre Wongtschowski, Diretor de Inovação da WTT. No cenário da indústria, o projeto estabeleceu desde seu princípio uma parceria estratégica e operacional para a produção em escala comercial do bioplástico com a TutiPlast, empresa localizada no Polo Industrial de Manaus e que há 25 anos atua em soluções de injeção plástica.

 

Ao celebrar o primeiro ano de desenvolvimento, o projeto comemora conquistas de colaboração institucional e comunitária, além de agregar valiosos aprendizados e resultados obtidos ao longo desse período de pesquisa. Essa iniciativa pioneira evidencia o potencial da colaboração entre diferentes setores para impulsionar a bioeconomia na região amazônica, destacando a importância de estruturar equipes científicas e cooperações institucionais orientadas para responder a grandes desafios socioambientais.

 

“O desenvolvimento de pesquisas disruptivas voltadas para bioprodutos valoriza a sociobiodiversidade da Amazônia, gera valor para negócios comunitários da floresta em pé e leva a matéria-prima local para a indústria em escala. Isso é fundamental para a geração de renda local e inclusão social”, destaca Joanita Karoleski, presidente do Fundo JBS pela Amazônia.

 

Os próximos passos do projeto envolvem a instalação de maquinário e a consolidação do galpão para o processamento inicial do ouriço em uma associação de produtores agroextrativistas no município de Lábrea, assim como a validação da logística de transporte para Manaus. No âmbito das pesquisas científicas, as etapas de tratamento químico superficial do ouriço, que envolvem o processo de branqueamento da fibra, e as análises microscópicas de grânulos, caminham para a reta final.


Os pesquisadores destacam que os testes para a produção do biocompósito total apresentam bons resultados. “O biocompósito totalmente biodegradável é classificado assim devido à origem natural de sua matriz polimérica e de seu reforço, sendo biodegradável ao meio ambiente por microrganismos, enquanto o biocompósito parcial ainda tem a matriz derivada do petróleo”, explica o professor Roger Bello. Por fim, no que tange à indústria, está prevista a aquisição de equipamentos e adaptações fabris para testes e, posteriormente, produção em escala industrial do bioplástico. A previsão é de conclusão do projeto no início de 2024.


Redação SuperHiper 


Veja também

Vinícola recebe certificado ambiental

Práticas implantadas pelo grupo Miolo em suas unidades triplica redução de tCO2   Sustentabi...

Veja mais
Embalagens sustentáveis

Conheça a película de pvc resistente, com boa elasticidade e composição 100% biodegrad&aacut...

Veja mais
Limppano investe em ações para mitigar impactos ambientais

Nos últimos anos, a empresa reduziu suas emissões de gases do efeito estufa em mais de 1.840 toneladas de ...

Veja mais
No Dia da Margarina, marca líder do mercado aposta em sustentabilidade

Qualy reforça portfólio completo na categoria e compromisso com o reuso de 100% de suas embalagens  ...

Veja mais
BabySoft participa de ações para estimular o consumo consciente

Marca apoia a moda mais sustentável por meio do movimento #amesuasroupas.   A BABY SOFT, marca d...

Veja mais
Projeto da Cottonbaby restaura Parque Estadual da Serra do Tabuleiro após incêndio

Empresa planta mudas para reflorestar área devastada e contribui para a preservação ambiental &nbs...

Veja mais
5 varejistas que estão reinventando a experiência no PDV

De produtos plant-based ao uso exclusivo de embalagens retornáveis, a sustentabilidade vem ganhando força ...

Veja mais
Bem Brasil demonstra compromisso com agricultura sustentável e preservação ambiental

Líder no mercado de batatas pré-fritas congeladas do país, a companhia é referência de...

Veja mais
Dia do Meio Ambiente reforça a importância da sustentabilidade na indústria alimentícia

A Selmi compartilha experiências de sucesso realizadas no último ano para reduzir o impacto ambiental &nbs...

Veja mais