Desafio global do grupo Carrefour seleciona projeto brasileiro focado em sustentabilidade

O Grupo Carrefour realiza no Brasil e nos demais países onde opera a primeira edição do projeto Super Eco-Embaixador. Voltada aos colaboradores de todos os hipermercados e supermercados da companhia, a iniciativa visa estimular o desenvolvimento de soluções sustentáveis inovadoras que sejam aplicáveis às lojas. O concurso é dividido em duas etapas, sendo que a primeira contempla a seleção de um projeto vencedor por país, incluindo o Brasil. Ao todo, colaboradores de 10 países onde o Grupo Carrefour está presente participaram do projeto. Os vencedores desta etapa irão para a Espanha, onde participarão de um fórum para compartilhar suas iniciativas que, posteriormente, serão implementadas nos respectivos países a partir do apoio da companhia.   

No Brasil, foi selecionado o projeto “Alimentando Espécies em Extinção”, que aborda o reaproveitamento de alimentos dos setores de Peixaria, Açougue, Mercado, além de ração animal. A iniciativa irá viabilizar a doação desses alimentos de qualidade, porém fora do padrão de comercialização, ao Instituto Onça Pintada, organização que trabalha em parceria com o IBAMA na reabilitação e reintrodução na natureza de espécies ameaçadas de extinção por todo o país. Por meio desta ação, o Carrefour beneficiará mais de 2.000 animais de aproximadamente 190 espécies. Até o final deste ano, o projeto será implantado inicialmente no hipermercado Carrefour de Curitiba (PR), loja onde atuam os colaboradores responsáveis pelo projeto selecionado. Ao longo dos próximos meses, a iniciativa deve ser expandida para as demais unidades da rede. 

Além deste projeto, a iniciativa elege um embaixador para cada um dos 140 hipermercados e supermercados Carrefour no Brasil, responsáveis pelo monitoramento dos projetos de sustentabilidade existentes, além de identificar e sugerir ações inovadoras em sustentabilidade. A campanha Super Eco-Embaixador é uma ação ligada à Plataforma de Combate ao Desperdício de Alimentos do Grupo Carrefour, que tem como intuito promover o uso racional de recursos naturais e combater o desperdício em suas operações. A plataforma integra, por sua vez, o movimento Act For Food, o novo posicionamento da companhia que direciona uma série de ações e investimentos para ampliar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis, de qualidade e que tenham, em todo o seu processo de produção, a sustentabilidade como pilar. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour