Carrefour implanta coleta de lâmpadas fluorescentes em suas lojas no Brasil

A partir do mês de outubro, o Carrefour inicia a expansão do seu programa de coleta de lâmpadas fluorescentes para a maioria dos seus supermercados e hipermercados em operação no Brasil. Desde fevereiro, a iniciativa de logística reversa oferece a possibilidade para que clientes descartem esse produto para sua destinação ambientalmente correta.

Realizado pelo Carrefour em parceria com a Reciclus, associação sem fins lucrativos formada por produtores e importadores de lâmpadas, o programa permite a reciclagem dos componentes das lâmpadas, que podem ser usados na produção de diversos produtos, de vidros de uso não alimentar, até cimento ou mesmo asfalto.

O Carrefour foi o primeiro varejista a implantar a coleta de lâmpadas fluorescentes no País e, atualmente, 24 unidades da rede já contam com postos de coleta para lâmpadas nos Estados de São Paulo, Paraná e também no Distrito Federal. Desde a sua implantação, em fevereiro, já foram coletadas mais de 11,4 mil lâmpadas, o que corresponde a mais de 1.140 quilos de material contaminante que recebeu destinação ambientalmente adequada.

Caso descartado inadequadamente, o mercúrio presente nas lâmpadas pode contaminar o meio ambiente e provocar doenças. Passarão a contar com os coletores outras 26 lojas do Carrefour situadas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Amazonas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour