Carrefour avança em pecuária sustentável e em defesa da fauna brasileira

O Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado nesta quarta-feira, (22), foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da diversidade biológica e a necessidade de proteção de todos os ecossistemas. Nessa linha, o Grupo Carrefour reitera seu compromisso global para reduzir drasticamente o risco de desmatamento. No Brasil, 74% da emissão de gases de efeito estufa estão relacionados à agropecuária, um dos principais vetores de desmatamento no país, segundo o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa). 

Para atingir este objetivo global, o Carrefour Brasil segue avançando na Plataforma de Pecuária Sustentável, que garante a sustentabilidade da cadeia de fornecimento do setor. O programa inclui um sistema que realiza o monitoramento da produção de bovinos, a fim de inibir o risco de desmatamento e reduzir emissões; combater a exploração de terras indígenas e de unidades de conservação ambiental; e reduzir os riscos de violação aos direitos humanos. 

Em outra frente, a companhia lançou junto à Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) uma parceria para a produção sustentável de bezerros. Até 2020, serão investidos mais de 3 milhões de euros para fomentar a prática em mais de 450 propriedades das regiões mato-grossenses do Vale do Juruena e do Vale do Araguaia. 

Essas iniciativas estão alinhadas com as premissas da linha “Sabor & Qualidade” e com a estratégia global Carrefour 2022, que busca ampliar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis, orgânicos e de alta qualidade a um preço justo.

Além disso, o Carrefour Brasil também reforça o apoio à biodiversidade ao unir o combate ao desperdício de alimentos com a proteção dos animais silvestres, por meio de doações para três importantes iniciativas. 

Sob responsabilidade de colaboradores do hipermercado Carrefour em Curitiba (PR), o projeto Alimentando Espécies em Extinção reaproveita alimentos de qualidade, porém fora do padrão de comercialização, de setor de FLV. O objetivo é alimentar animais ameaçados que, sob os cuidados do Criadouro Onça Pintada, passam por um processo de reabilitação para reintrodução na natureza com a ajuda de ações do Ibama. Desde o início do projeto, em dezembro de 2018, já foram arrecadadas 14 toneladas de alimentos, destinados a mais de 2.200 animais de 190 espécies. 

Já o Santuário Terra dos Bichos, ONG de São Roque (SP) abriga cerca de 400 animais de 15 espécies diferentes retirados de maus tratos ou que foram apreendidos pelo Ibama. A ONG recebeu do Carrefour no último dia 18 de abril um total de 1,7 tonelada de alimentos, entre frutas, legumes, verduras, ração, farináceos e grãos, que sobraram dos estoques de lojas de São Paulo, Jundiaí e Osasco para ajudar na alimentação dos animais recolhidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour