Pesquisa da SAP ressalta mídias sociais e análise de dados de clientes como diferenciais no segmento de varejo

Leia em 3min


Levantamento feito em parceria com a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, indica que os varejistas ainda necessitam compreender melhor os clientes para um marketing mais assertivo


Uma pesquisa da SAP realizada com estudantes da Universidade do Arizona aponta as tendências sociais e digitais como os principais fatores que estão promovendo avanços no marketing de varejo. O anúncio foi feito hoje na Universidade do Arizona, durante a Conferência sobre Varejo Global que está sendo realizada entre 10 e 11 de abril, em Tucson (EUA).


Os participantes da pesquisa elencaram que as mídias sociais e o mundo digital, o reconhecimento da marca e os dados de clientes são os três principais desafios de marketing para as empresas de varejo. "A pesquisa lança luz sobre algumas tendências importantes que estão conduzindo mudanças no marketing, entre elas a importância da compreensão correta, oportuna e holística dos dados de clientes, a contínua importância do reconhecimento da marca e da experiência de consumo, e a mudança da comunicação com clientes para os canais digitais e sociais", diz Greg Giraud, diretor de programas, merchandising, estratégias de marketing e análise de varejo da consultoria IDC Retail Insights.

Um ponto relevante da pesquisa é que 100% dos entrevistados citaram a publicidade digital entre as ferramentas de marketing mais importantes para o varejista. Saber e tirar proveito do que se fala da marca nas redes sociais também é outro fator relevante, de acordo com a pesquisa. Quase 50% dos entrevistados disseram ver necessidade de uma melhora nas estratégias de publicidade das marcas no mundo digital.

"Ainda que os varejistas estejam cientes do papel cada vez mais crítico dos canais digitais e sociais no marketing, eles também percebem claramente a lacuna que há na capacidade de efetivamente explorar essas tendências", afirma Elia Chatah, especialista em soluções para o setor de varejo da SAP Brasil.

Cerca de 50% dos entrevistados também apontaram que deve haver uma melhora no modo como as empresas utilizam os dados de seus clientes com o objetivo de aprimorar os esforços de marketing. "Isso revela a importância da tecnologia para as áreas de marketing, afinal é por meio de soluções de análise de informações que os varejistas podem ser mais assertivas em campanhas e na comunicação com o cliente", ressalta Chatah.

O executivo acredita que a análise de dados é fundamental para o varejista. Ele lembra que a indústria da moda é um exemplo de como a tecnologia pode ser benéfica para o negócio. "Moda é um segmento muito complexo por conta de aspectos como estoque e time to market. Velocidade para este segmento é um diferencial competitivo. Então, a tecnologia pode ajudar a identificar tendências e responder mais rapidamente às demandas do mercado", conclui Chatah.
Sobre a SAP


Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a cerca de 253.500 clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade.

Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.


Fonte: Assessoria de Comunicação da SAP


 


Veja também

Programa Servir: setor de supermercados será o primeiro segmento contemplado no projeto-piloto

O Programa Servir é um aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade ...

Veja mais
Sites de e-commerce registram deflação de 1,61% em fevereiro, aponta índice e-Flation do PROVAR/FIA

O índice e-Flation registrou, em fevereiro, deflação de 1,61% nos preços apresentados nos si...

Veja mais
Diageo firma parceria estratégica com a Tata Consultancy Services

Segundo o acordo, a TCS administrará a infraestrutura global de TI da Diageo. O modelo de entrega global int...

Veja mais
Braskem e Finep fazem acordo para pesquisa de embalagem

A petroquímica Braskem e a Agência Brasileira de Inovação (FINEP) firmaram acordo de pesquisa...

Veja mais
Rede de supermercados do sul do país investe em tecnologia para agregar valor aos clientes

Com o objetivo de agilizar o momento de finalizar a compra, diminuindo as filas nos caixas, a Rede Cidade Canç&at...

Veja mais
Seal lança solução de inteligência de imagem para entender comportamento do consumidor nas lojas

A Seal Tecnologia, empresa que há 25 anos atua no mercado de soluções dedicadas a processos de auto...

Veja mais
TOTVS lança aplicativo de mobilidade para o Varejo

Pré-Venda Ágil permite que vendedor faça orçamento por meio de smartphone, sem a necessidade...

Veja mais
Com Kindle, Amazon inicia venda on-line de produtos físicos no Brasil

Até então, varejista só vendia bens digitais, como aplicativos e livros. Maior loja on-line do mund...

Veja mais
Empresa Ledluxe reduz contas de luz de redes de supermercado em até 70%

A Ledluxe, empresa gaúcha especializada no setor de iluminação em LED esta realizando um forte trab...

Veja mais