Programa RAMA avança pelo Brasil

Leia em 3min

Rastreabilidade, com monitoramento contínuo e compartilhamento de dados,  garante mais segurança no consumo de frutas, legumes e verduras adquiridos nos supermercados brasileiros

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) está atenta à segurança dos alimentos vendidos nos supermercados. Desde 2013 a entidade nacional do setor implanta o Programa de Monitoramento e Rastreabilidade de Alimentos, o RAMA, que conta com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

O programa, focado no monitoramento e rastreabilidade de frutas, legumes e verduras (FLV), controla a quantidade e qualidade de agrotóxicos utilizados, da produção dos alimentos até o ponto de venda. Seu principal objetivo é garantir que a aplicação de defensivos agrícolas nos alimentos não esteja acima do nível permitido por lei e, portanto, eles estejam seguros para o consumo humano. 

 

Hoje, grandes redes como o Carrefour Brasil, Atacadão, Angeloni (Santa Catarina), Mercadinho São Luiz (Ceará), Nordestão (RN), até médias e pequenas empresas aderiram ao Programa RAMA e comprovaram sua eficácia no desenvolvimento das boas práticas na cadeia produtiva de FLV. Com isso, o RAMA chegou à marca de 31 redes supermercadistas participantes no final de 2015, o que mostra a visão sustentável destas empresas e sua preocupação com a segurança de consumo dos clientes.

 

O Programa RAMA possui dois pilares principais. O primeiro é a rastreabilidade das frutas, legumes e verduras de todos os produtores e distribuidores cadastrados pelas empresas participantes. O segundo é o monitoramento do nível de agrotóxico nos produtos, que mede, por meio de amostras coletadas (mais de 1,3 mil realizadas desde 2013), a quantidade de resíduos presentes nos produtos avaliados.

 

O caminho completo do produto até o consumidor (rastreabilidade) fica disponível na internet para consulta pública. Já as análises técnicas são disponibilizadas por meio de um portal para que produtores-distribuidores e supermercadistas monitorem os produtos continuamente e ainda possam desenvolver ajustes e ações de boas práticas para melhorar de forma compartilhada os resultados.

 

O modelo de Cobertura Coletiva de informações gera ganho para toda a cadeia, em um ciclo virtuoso de ganha-ganha, otimizando os resultados de qualidade e saudabilidade do alimento.

 

Atualmente, 15 milhões de toneladas de produtos (FLV), em média, são rastreadas por mês, nesse programa que é auto participativo, ou seja, de adesão espontânea dos supermercados ou das Associações Estaduais afiliadas à Abras.

 

Em Santa Catarina, por exemplo, o programa RAMA, desenvolvido pela ACATS - Associação Catarinense de Supermercados, pioneira na implementação do Programa em parceria com a ABRAS e a PariPassu,  foi reconhecido no ano de 2015 pela FAO – Organização da Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, por meio da Plataforma Rede Sustentável (http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/).

 

Números do RAMA:

- 31 empresas (redes) supermercadistas participantes

- Presentes em 16 Unidades Federativas 

- 4 Associações Estaduais Atuantes (ACATS, ASES, ASSURN e ACESU)

- Mais de 10 mil check-outs participantes do Programa 

- Média de 15 milhões de toneladas rastreadas no Brasil por mês

- Total de 1.340 amostras realizadas de 2013 a 2015, no sistema integrado de compartilhamento de dados

 

Mais informações/adesões, envie email para: rama@abras.com.br ou rama@paripassu.com.br 

 

Fonte: Redação/Portal Abras  

 

 


Veja também

Lei 13.233/2015 obriga mensagem: “Água: pode faltar. Não desperdice.”

No final de 2015 foi publicada lei que estabelece obrigação aos fabricantes de equipamentos e produtos de ...

Veja mais
Supermercadistas: Mais fortes, mais ativos

Para 2016, a ABRAS, junto com as entidades coirmãs, trabalhará várias proposiç&oti...

Veja mais
Setor supermercadista brasileiro acumula queda de -1,61% nas vendas até novembro

As vendas do setor supermercadista em novembro, em valores reais deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram queda de -4,...

Veja mais
Vendas em supermercados têm queda de 7%

                       &n...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados caem 7,13% em novembro

                    ...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados caem 7,13% em novembro, informa Abras

                    ...

Veja mais
Supermercados preveem estagnação

Depois de um ano marcado pela retração, o segmento supermercadista entra em 2016 com o sinal amarelo: dist...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados caem 7,13% em novembro, informa Abras

      Veículo: Jornal do Comércio - RS...

Veja mais
Supermercados

    Veículo: Jornal Estado de Minas - MG...

Veja mais