Consumidores trocam varejo pelo atacado para economizar mais

Leia em 1min 40s

Para fazer o salário render, famílias decidem comprar em grande quantidade. Após compra, com preço mais em conta, produtos são divididos pela família.

Você já ouviu falar em atacarejo? É onde muita gente tem feito as compras do mês para tentar equilibrar o orçamento.Célia, a irmã e a mãe agora compram no atacarejo, um tipo de mercado que tem preços diferentes para o atacado e para o varejo. O saco do arroz de 1 kg sai por R$ 3,59 e já no fardo com 30 pacotes, o preço do quilo cai para R$ 3,08. Depois, elas dividem para a família toda.“Somos famílias parecidas, na quantidade de criança, na quantidade de gente em casa. E o que cada uma não tem na sua casa, a sua necessidade, cada uma, compra à parte”, explica a bancária Célia Regina de Sá.

A busca por preços menores, para fazer o salário render, com as compras em grande quantidade, é uma estratégia que cresceu neste ano em todo o país: uma mudança no comportamento do consumidor que já é percebida e muito no mercado.“Nós temos um empobrecimento da classe média, que sai do supermercado e vai fazer uma compra mais barata. Economia no atacarejo, ela chega a 20%, 30% no orçamento. Isso é significativo, ainda mais em termos de crise”, analisa Paulo Pacheco, doutor em Economia.

No primeiro semestre, as vendas cresceram 8,5% no atacarejo e caíram 0,2% nos supermercados, comparando com o ano passado.“A gente percebe que é uma compra que acontece sempre na primeira e segunda semana do mês quando o pessoal recebe o salário. E a gente vê comprando muito óleo de soja, arroz, detergente, sabonete e creme dental", aponta Leonardo Vilaça, diretor financeiro.

Dona Leda se lembrou de velhos tempos. Quando o país tinha hiperinflação, ela também comprava no atacado para economizar. “É triste, mas estamos voltando atrás. Tem que economizar porque senão o dinheiro não dá”, diz ela.

 



Veículo: Portal Globo


Veja também

Mercado do DF junta R$ 1 milhão em doações após lançar 'troco solidário'

                    ...

Veja mais
Brinquedo importado perde espaço no Dia da Criança

São Paulo - A valorização do dólar nos últimos meses já se reflete na redu&cce...

Veja mais
Plantio de soja no País pode começar já nesta semana

                    ...

Veja mais
Tramontina aposta em linhas premium para cumprir meta de crescimento

Com objetivo de crescer, mesmo com a crise, 17% este ano e faturar R$ 4,5 bilhões, empresa gaúcha faz asso...

Veja mais
Cooperativa incorpora QR Code em bananas e aumenta competitividade em Santa Catarina

Antes do QR Code, a cooperativa já havia recebido um logotipo, embalagens personalizadas com a marca e até...

Veja mais
Retração evidencia a concorrência acirrada entre os shopping centers

São Paulo - O crescimento no setor de shopping centers nos últimos cinco anos acabou provocando uma caniba...

Veja mais
Reino Unido tem inflação 'zero' em agosto

                    ...

Veja mais
O círculo virtuoso das vendas começa dentro da loja

Apple, Timberland, Patagonia... Nessas empresas, os funcionários são tão importantes quanto os clie...

Veja mais
Setor agropecuário enfrenta crise no Pará, aponta Dieese

                    ...

Veja mais