Cooperativa incorpora QR Code em bananas e aumenta competitividade em Santa Catarina

Leia em 3min 30s

Antes do QR Code, a cooperativa já havia recebido um logotipo, embalagens personalizadas com a marca e até caixas de papelão estilizadas para o transporte das bananas do tipo premium.

A adoção de uma nova tecnologia aumentou o otimismo de Valmor Raul de Farias para o cultivo de bananas, ao qual se dedica há 30 anos, em Corupá, no norte catarinense. As frutas produzidas por ele e as 27 famílias da Cooper Rio Novo ganharam um QR Code, código que permite rastrear a localização e o produtor responsável pelos cachos da fruta.

No início, o comprador achou que era desnecessário e só teria mais despesas. Mas mudou de ideia pouco tempo depois, quando os Estados passaram a exigir a rastreabilidade dos produtos agrícolas. Antes do QR Code, a cooperativa já havia recebido um logotipo, embalagens personalizadas com a marca e até caixas de papelão estilizadas para o transporte das bananas do tipo premium.

O trabalho, realizado pelo Núcleo de Gestão de Design (NGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Cooper Rio Novo e outros 50 empreendimentos rurais, busca valorizar a produção e dar uma imagem mais profissional aos produtos da agricultura familiar, a começar pelo registro das marcas.

– Faltava identidade. O que fizemos foi mostrar o potencial do projeto. Agora é um processo gradativo – explica o professor Eugênio Merino, coordenador do NGD e responsável pelos 15 pesquisadores envolvidos na iniciativa.

A eficiência é outro foco na Cooper Rio Novo. Hoje, os agricultores lavam, classificam e embalam o produto, o que garante preço 30% maior por caixa de frutas sem beneficiamento. Mas nem por isso os investimentos são deixados de lado.

Por meio de programa SC Rural, voltado a manter os jovens no campo e incentivar o empreendedorismo, a cooperativa conseguiu comprar tratores e uma esteira para agilizar o beneficiamento da banana, um computador para o setor administrativo, um gerador de energia e uma câmara frigorífica para climatizar a fruta.

Clima é aliado para reduzir pragas

Santa Catarina é hoje o quarto maior produtor da fruta no Brasil. No ano passado, o Estado colheu 701 mil toneladas de banana. A produtividade é de 23,8 toneladas por hectare, abaixo das 29,4 toneladas no Rio Grande do Norte e das 37 toneladas cultivadas na Índia, país que é o maior produtor da fruta no mundo.

A geografia responde por muito desta diferença, já que a banana é natural de clima tropical. Líder na América Latina, o Equador tem ciclos de seis meses para o amadurecimento da fruta, enquanto o Sul do Brasil precisa de 10 a 13 meses. Mas se o frio reduz a velocidade de maturação,  também espanta grande parte dos parasitas, que exigem a pulverização de agrotóxicos 40 vezes ao ano por lá. Em SC, são apenas seis.

Cuidado com a saúde dos trabalhadores

O estudo do NGD agora explora a ergonomia dos trabalhadores da bananicultura. Recentemente, foram implantados sensores nos braços e nas mãos de dois agricultores para acompanhar todo o trajeto, do plantio até a fase de embalagem.

Os resultados ainda estão em análise. As informações coletadas alertam para os problemas de saúde mais comuns da profissão, principalmente a artrose reumatoide, causada pelo esforço repetitivo.

Segundo Joyce Ribeiro Rothstein, fisioterapeuta e consultora do Sesi, o trabalho de monitoramento permite mensurar a amplitude dos movimentos nos postos de trabalho para realizar uma análise ergonômica e pensar em estratégias que minimizem os impactos.

A equipe de pesquisadores já desenvolveu ferramentas adaptadas para minimizar os danos e, em algumas semanas, devem ocorrer os primeiros testes.

Saiba mais sobre a produção

— O Brasil produz 7 milhões de toneladas de banana por ano e gera 500 mil empregos diretos, sendo 97% pela agricultura familiar.

— Santa Catarina é o quarto maior produtor do país, atrás de São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

— Hoje, 71,5% da produção é destinada à Região Sul. O restante é distribuído para Sudeste (26,7%), Centro-Oeste (0,4%), Norte (0,3%) e Nordeste (0,2%).

—7,6 quilos de banana por pessoa eram consumidos no Brasil em 2008, segundo o IBGE.

 



Veículo: Jornal Zero Hora - RS


Veja também

Plantio de soja no País pode começar já nesta semana

                    ...

Veja mais
Consumidores trocam varejo pelo atacado para economizar mais

Para fazer o salário render, famílias decidem comprar em grande quantidade. Após compra, com pre&cc...

Veja mais
Tramontina aposta em linhas premium para cumprir meta de crescimento

Com objetivo de crescer, mesmo com a crise, 17% este ano e faturar R$ 4,5 bilhões, empresa gaúcha faz asso...

Veja mais
Retração evidencia a concorrência acirrada entre os shopping centers

São Paulo - O crescimento no setor de shopping centers nos últimos cinco anos acabou provocando uma caniba...

Veja mais
Reino Unido tem inflação 'zero' em agosto

                    ...

Veja mais
O círculo virtuoso das vendas começa dentro da loja

Apple, Timberland, Patagonia... Nessas empresas, os funcionários são tão importantes quanto os clie...

Veja mais
Setor agropecuário enfrenta crise no Pará, aponta Dieese

                    ...

Veja mais
Venda de PCs despencou 38% no segundo trimestre, diz consultoria

               O resultado fez com que o Brasil de...

Veja mais
Juros ao consumidor aumentam

                    ...

Veja mais