Fim da Lei do Bem deve afetar venda de smartphones

Leia em 3min

O fim da Lei do Bem, que reduzia a carga tributária para a venda de aparelhos como tablets, computadores e smartphones, deve afetar o mercado como um todo, incluindo a Telefônica/Vivo, no entanto, a empresa continua confiante na comercialização de serviços móveis, afirmou o Chief Revenue Officer, Christian Gebara.

"Estamos vendo algumas alternativas, como Vivo Renova, que foi lançado há um ano, em que o cliente entrega um aparelho antigo e deduz um valor na compra de um aparelho novo", afirmou. "Vamos procurar minimizar maneiras para reduzir o impacto no bolso do cliente", acrescentou.

Segundo o executivo, o número de usuários que compram o primeiro smartphone pode ser afetado pelo fim da Lei do Bem. Além disso, é possível que os consumidores atrasem uma futura troca por conta do aumento de preços dos aparelhos, mas "ainda é difícil prever o impacto".

O executivo ressaltou, no entanto, que a venda de serviços da companhia não depende da sua comercialização de smartphones. "A Vivo vai continuar a venda de serviços de pré-pago e pós-pago com base em aparelhos comprados em nossas lojas ou em outros canais", acrescentou.

A receita de dados e de serviços de valor agregado (SVA) deve crescer em 2015 em volume e representatividade sobre a receita líquida de serviço móvel da Telefônica Brasil, afirmou Gebara. O executivo negou que os aplicativos e SVAs da companhia não foram feitos para enfrentar programas Over The Top (OTT), como WhatsApp e Facebook.

"O crescimento tem sido muito robusto e acreditamos na contínua expansão. Todos os planos da companhia hoje trazem dados", afirmou o executivo. Gebara afirmou que a receita de SVA deve avançar a um ritmo de dois dígitos na comparação entre 2014 e 2015, mas não é possível dizer que o ganho será de mais de 40% como se observou entre 2013 e 2014. "A base está crescendo e, por isso, o percentual pode ser menor", acrescentou.

Dados - A receita de dados e SVA registrou um crescimento de 33,5% no segundo trimestre na comparação com igual período do ano passado, a maior alta dos últimos três anos. No trimestre, a receita de dados e SVA aumentou sua representatividade sobre a receita líquida de serviço móvel para 46,1%, um avanço de 9,6 pontos porcentuais na base anual.

Atualmente, a Telefônica Brasil oferece cerca de 80 serviços de valor agregado (SVA) aos seus clientes, abordando desde saúde e bem-estar até o aprendizado de idiomas, gestão profissional e leitura em geral. São aproximadamente 42 milhões de clientes ativos. No segundo trimestre, a receita de SVAs cresceu 20,2%, totalizando R$ 481,3 milhões. A participação da categoria no segundo trimestre ficou em aproximadamente 8,3% da receita líquida de serviço móvel.

Para Gebara os SVAs são uma realidade para a Telefônica Brasil. "Somos uma telco digital e queremos dar conexão e experiência completa ao cliente. Além de dados, voz e SMS, buscamos dar mais experiências na relação com a Vivo", acrescentou o executivo.

Aplicativos - Os comentários foram feitos durante apresentação à imprensa de dois novos produtos de SVA: Vivo Meu Negócio e Vivo Meu Show. Ambos os aplicativos buscam atender à tendência observada pela empresa em outros países, que é o desejo de participação e interação dos usuários.

No primeiro programa, de empreendedorismo, o usuário recebe dicas e pode criar um projeto corporativo, que será votado pelo público e julgado pelo empresário Roberto Justus. Já no segundo, voltado para o mundo artístico, o cliente ouve sugestões de famosos e pode publicar suas expressões artísticas, que também serão votadas pelo público. Os vencedores em ambos as iniciativas podem receber prêmios.

 

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Nestlé vê espaço para crescer no Brasil no médio prazo

As vendas da Nestlé têm crescido no ritmo anual de um dígito no Brasil nos últimos trimestres...

Veja mais
Mercado de milho está retraído

O mercado brasileiro de milho teve inexpressivos negócios diante da volatilidade do câmbio em agosto. Os pr...

Veja mais
Compras virtuais estão mais seguras

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confedera&cce...

Veja mais
Preços remuneram pecuaristas de leite

                    ...

Veja mais
Indústria do plástico quer qualificar a reciclagem

                    ...

Veja mais
Indústria de descartável: uma reciclagem econômica para o PA

                    ...

Veja mais
Brasileiro vai menos ao supermercado e reduz volume de compras a cada ida

                  Pesquisa mostra q...

Veja mais
Cade reprova compra da Condor pela Tigre

                    ...

Veja mais
Maior consumo de etanol não traz incremento na receita

São Paulo - O aumento médio de 40% na demanda por etanol hidratado, como alternativa de abastecimento dian...

Veja mais