Kraft Heinz vai cortar 2,5 mil empregos nos EUA e no Canadá

Leia em 1min 30s

A gigante de alimentos Kraft Heinz afirmou ontem que vai cortar 2,5 mil empregos nos Estados Unidos e Canadá como parte de iniciativas de redução de custos na sequência da fusão de US$ 46 bilhões da fabricante de ketchup H.J. Heinz com a Kraft Foods.

Do total de cortes de empregos, 700 serão na sede da companhia no Estado de Illinois, afirmou à Reuters o porta-voz da empresa, Michael Mullen.

A Heinz e a Kraft anunciaram este ano uma fusão que criou a terceira maior empresa de alimentos dos Estados Unidos. A companhia combinada pretende economizar cerca de US$ 1,5 bilhão em custos anuais até 2017

A Heinz é controlada pela Berkshire Hathaway, do bilionário americano Warren Buffett, e pela 3G Capital, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. O fundo dos brasileiros é conhecido por cortar empregos e custos para aumentar a lucratividade das empresas que adquire. Desde que comprou a Heinz, em 2013, o 3G eliminou mais de 7 mil postos de trabalho na empresa e fechou seis fábricas.

Megafusão. Segundo estimativas, a Kraft Heinz Company nasceu com valor de mercado de US$ 70 bilhões, podendo alcançar US$ 100 bilhões até 2017.

Além do ketchup, a Heinz produz molhos, sopas, feijões e batatas Ore-Ida. No Brasil, a Heinz controla, desde 2011, a Coinexpress, de Goiânia (GO), dona da marca Quero. As marcas da Kraft incluem Philadelphia, Jell-O, Kool-Aid, Lunchables, Maxwell House, Oscar Mayer, Planters e Velveeta. O novo grupo de alimentos tem oito marcas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.

O acordo marcou o retorno de Buffett às megafusões: o investidor diz estar à caça de "elefantes" - grandes empresas que ele poderia incorporar ao conglomerado da Berkshire Hathaway.

Na segunda-feira, o bilionário anunciou a maior compra da sua história: a aquisição da Precision Castparts, fornecedora do setor aeroespacial, por US$ 37, 2 bilhões, incluindo a dívida.


Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo


Veja também

Consumidor preocupa-se com preço e busca promoção

  Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Alta no preço do pão faz população mudar hábito de consumo

Consumidores sentem no bolso o aumento do preço do pãozinho, produto que não pode faltar no caf&eac...

Veja mais
Metade dos varejistas não faz gestão para reduzir as contas de água e luz

Mas, para cortar custos, especialmente de eletricidade, muitos terão de investir em soluções como l...

Veja mais
Whirlpool usa intercâmbio para atrair novos talentos

São Paulo - Cada vez mais as empresas investem nos programas de treinamento para atrair novos talentos. Mas a Whi...

Veja mais
Wickbold manterá bisnaguinha com marca Seven Boys

                    ...

Veja mais
El Niño dá espaço para safra recorde de grãos no Brasil

Com o salto de 7,9% em relação à última temporada, a produção nacional de gr&a...

Veja mais
Consultas de venda a prazo têm recuo de 3,2

O número de consultas para vendas a prazo do banco de dados da Confederação Nacional de Dirigentes ...

Veja mais
Inadimplência e retração atingem fornecedores da área varejista

A redução nas vendas é o principal problema enfrentado por fornecedoras de equipamentos e servi&cce...

Veja mais
Setor de embalagens tem em junho primeira alta na produção neste ano

A produção de embalagens no país cresceu 1% em junho deste ano, em relação ao mesmo p...

Veja mais