Wickbold manterá bisnaguinha com marca Seven Boys

Leia em 2min 10s

                             Com compra da empresa, fabricante de pães passa ao 2º lugar no mercado brasileiro e intensifica atuação no Rio Grande do Sul



A fabricante de pães Wickbold fechou na segunda-feira (10) acordo para a compra da Seven Boys, que tem a bisnaguinha como carro-chefe. O movimento formaliza contrato firmado em 2014. Os valores não foram divulgados.De acordo com o presidente da Wickbold, Fabio Medeiros, as duas marcas permanecerão separadas. "A bisnaguinha [da Seven Boys] com a qual o consumidor se acostumou vai continuar", diz.

Com a compra, a Wickbold aumenta de 14% para 21% o seu peso no setor e passa a disputar a liderança com a mexicana Bimbo, detentora de 26% do mercado brasileiro, líder mundial e dona de marcas como Pullman, Nutrella e Plus Vita.As companhias disputam um mercado que cresceu de US$ 1,444 bilhão em 2010 para US$ 2,384 bilhões em 2014, o que coloca o Brasil em 7° lugar no mundo, segundo a consultoria Euromonitor.

Para Medeiros, a compra não gera concentração excessiva de mercado. Claudio Zanão, presidente da Abimapi (associação das indústrias de biscoitos, pães e bolos), concorda: "São duas empresas nacionais que vão se fortalecer contra a número 1".

Segundo a consultoria Kantar WorldPanel, 76% dos brasileiros compraram ao menos um pacote de pão industrializado em 2014, enquanto a proporção dos que compraram massas alimentícias e biscoitos foi de 99,6%."O mercado brasileiro ainda está em formação, 90% dos pães consumidos ainda são de padaria", diz Zanão.

O consumo per capita dos industrializados passou de 2,09 kg por ano em 2010 para 2,29 kg ao ano em 2014, segundo dados da Abimapi e da consultoria Nielsen. Nos EUA, foram 10,58 kg.Segundo Medeiros, ambas as marcas devem aumentar a sua fatia no país conforme passam a ser produzidas nas fábricas umas das outras.

Como o pão é um produto perecível, indústrias próximas a novos mercados são necessárias para atingi-los.Fundada em 1938, a Wickbold já tinha quatro fábricas, em São Paulo, Diadema (SP), Hortolândia (SP) e Jacarepaguá (RJ). Com as duas novas fábricas, em Belo Horizonte e Porto Alegre, a Wickbold espera intensificar sua atuação no Centro-Oeste e no Rio Grande do Sul.

Após 77 anos na chefia, a família Wickbold se retirou em 2015 do comando direto da empresa para atuar no conselho gestor. A Seven Boys foi fundada há 50 anos por imigrantes japoneses.

RAIO-X - WICKBOLD

FATURAMENTO estimado em R$ 650 milhões (a empresa não informa dados financeiros)
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 3.000
FATIA DE MERCADO 21%, após a compra
PRINCIPAIS CONCORRENTES Bimbo, dona de marcas como Pullman, Nutrella e Plus Vita (26% do mercado), e Panco (15%)



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo


Veja também

Whirlpool usa intercâmbio para atrair novos talentos

São Paulo - Cada vez mais as empresas investem nos programas de treinamento para atrair novos talentos. Mas a Whi...

Veja mais
El Niño dá espaço para safra recorde de grãos no Brasil

Com o salto de 7,9% em relação à última temporada, a produção nacional de gr&a...

Veja mais
Consultas de venda a prazo têm recuo de 3,2

O número de consultas para vendas a prazo do banco de dados da Confederação Nacional de Dirigentes ...

Veja mais
Inadimplência e retração atingem fornecedores da área varejista

A redução nas vendas é o principal problema enfrentado por fornecedoras de equipamentos e servi&cce...

Veja mais
Setor de embalagens tem em junho primeira alta na produção neste ano

A produção de embalagens no país cresceu 1% em junho deste ano, em relação ao mesmo p...

Veja mais
Indústria licencia marcas para ganhar visibilidade no mercado

                    ...

Veja mais
Segmento de vestuário tem cenário desafiador para o segundo semestre

                    ...

Veja mais
Wickbold compra a Seven Boys para disputar liderança do setor

                    ...

Veja mais
BRF quer manter liderança da Sadia em MG

                    ...

Veja mais