Linha modeladora ajuda a sustentar setor de lingerie na crise

Leia em 3min 30s

Seja para ajudar a esconder uma gordurinha indesejada ou auxiliar no tratamento pós-cirúrgico, o fato é que a linha de lingeries modeladoras e cintas elásticas foi responsável por sustentar o setor de moda íntima diante de um mercado retraído no primeiro semestre. Com inovações que envolvem tecidos especiais e soluções tecnológicas, a categoria mostrou-se uma saída para as empresas na crise.

No ano passado, as vendas das linhas de modeladores, cintas elásticas e corpetes movimentaram R$ 586,7 milhões, alta de 11,9% em relação ao ano anterior. Esses itens abocanharam 11,6% do setor de lingerie, segundo dados da empresa de pesquisa IEMI - Inteligência de Mercado.

"Os produtos modeladores carregam uma série de inovações e aparecem como uma boa solução para combater a crise. As marcas agregam diferenciais ao produto com inovação e diversificação", explica o diretor do IEMI, Marcelo Prado.

As vendas da linha slim da Darling, por exemplo, crescem ano a ano e hoje representam 10% do faturamento da empresa. A expectativa em torno dos produtos é positiva e a marca acredita que essa representatividade pode chegar a 50% em dois anos.

Além da vaidade feminina, a busca de produtos com risco menor é apontada como um atributo que protege a linha da retração econômica. "Em tempos incertos, o lojista prefere apostar em produtos básicos com maior giro", diz a diretora de criação da Darling, Margaret Lewinski, que pertence à segunda geração da família no comando da empresa.

Segundo Margaret, a linha de shapewear sempre esteve presente na empresa, mas foi se transformando com as novas tecnologias e ganhou mais conforto a partir da década de 90. "Surgiram tecidos mais finos, mais elásticos. A linha que temos hoje é incomparável em relação ao conforto. Ela aperta, modela, da contorno, mas ao mesmo tempo é macia", diz.

Para Margaret, o crescimento do mercado é resultado de um movimento de dois lados: demanda do consumidor e o trabalho da indústria. "Estamos sempre pensando em novas formas que podem ajudar a mulher. As peças precisam ser bonitas, confortáveis e eficientes", diz Margaret. Um dos itens mais vendidos é um vestido modelador com decote tomara que caia.

Já a Lucitex espera crescer no segundo semestre com o lançamento de uma nova marca voltada para soluções pós-operatórias, a Medform, e uma linha de calcinhas com forro com fios de cobre, que eliminam fungos e bactérias. Os produtos fora lançados na Fevest, feira do setor que ocorreu na semana passada, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. De acordo com a diretora comercial da Lucitex, Neucileia Layola Porto, a empresa projetou crescimento real de 3% para 2015 e, desde o ano passado, planejou uma série de ações para passar bem pelo período de recessão.

"Tivemos reajuste de matéria-prima e mais outras despesas que acabaram pesando bastante na formação do custo da indústria. Até agora, na média, estamos empatando com o ano passado, mas planejamos crescimento", diz Neucileia, que costuma investir de 2% a 3% do faturamento na área de desenvolvimento.

Setor. O diretor do IEMI, Marcelo Prado, explica que a lingerie evoluiu para atender as necessidades da mulher. "A mulher é mãe, trabalha, pratica esportes. Essas várias situações fazem com que ela demande roupas íntimas específicas com propriedades diferentes. A lingerie tem muitas funções e foi evoluindo para atender as várias situações do dia a dia", diz.

A categoria chegou a 6,9 milhões de peças produzidas na indústria, o que totalizou um valor de venda para o varejo de R$ 251,1 milhões em 2014, alta de 9% em comparação ao ano anterior. Para quem pretende investir na área, a recomendação é focar em um nicho. "A estratégia é se especializar e ter uma solução completa, buscar inovação para agregar valor. Não adianta fazer mais do mesmo", destaca.

O diretor ainda destaca que é preciso fugir da briga de preço, onde as grandes têm escala e poder econômico para vencer a briga. "Aprenda com os outros, mas não apenas reproduza. A pequena empresa é veloz e flexível, capaz de adaptar soluções para conseguir chegar ao mercado com diferenciais. Isso tem muito apelo, principalmente na época crise", completa.




Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo


Veja também

Wickbold compra a Seven Boys para disputar liderança do setor

                    ...

Veja mais
BRF quer manter liderança da Sadia em MG

                    ...

Veja mais
Delimassa dobra capacidade de produção

Assegurada pelos bons resultados da venda do lanche mais popular do País e que parece ser imune à crise, a...

Veja mais
Alimentos in natura derrubam inflação do atacado

O forte recuo nos preços dos alimentos in natura, de produtos ligados à agropecuária e do min&eacut...

Veja mais
Vendas no Dia dos Pais caem em meio a cenário econômico adverso

SÃO PAULO - As vendas do varejo no Dia dos Pais de 2015 caíram principalmente em função do c...

Veja mais
Sapato brasileiro ganha espaço para enfrentar chinês

                    ...

Veja mais
Vendas no Dia dos Pais têm queda de 5,1%

                    ...

Veja mais
Brasil derruba preços internacionais do café

                    ...

Veja mais
Entidades apontam Dia dos Pais ruim

As vendas do comércio varejista neste último período de Dia dos Pais caíram principalmente e...

Veja mais