Alimentos in natura derrubam inflação do atacado

Leia em 1min 30s

O forte recuo nos preços dos alimentos in natura, de produtos ligados à agropecuária e do minério de ferro levou a inflação atacadista ao negativo na primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de agosto. Por outro lado, grãos como soja e milho e os materiais e componentes para a manufatura - considerados um termômetro do efeito do câmbio - aceleraram na passagem do mês, mostrou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A principal mudança ocorreu nas matérias-primas brutas, que haviam ficado 1,56% mais caras na primeira prévia de julho e, na leitura divulgada nesta terça-feira, 11, tiveram queda de 0,23% nos preços, apontou a instituição. Contribuíram para este movimento minério de ferro (7,40% para -3,26%), leite in natura (0,46% para -2,92%) e bovinos (-0,86% para -2,50%). No sentido contrário, alguns itens de peso ganharam força, como milho em grão (-1,00% para 3,53%), soja em grão (2,48% para 3,93%) e algodão em caroço (-1,43% para 0,95%).

Outra desaceleração importante veio dos bens finais (0,11% para -0,72%). Segundo a FGV, o destaque ficou com o subgrupo alimentos in natura que intensificou o ritmo de queda e recuou 8,33% na primeira prévia do IGP-M de agosto. No mês passado, o índice havia cedido 0,26%. Neste mês, só o tomate ficou 18,12% mais barato no atacado, enquanto a batata-inglesa teve baixa de 30,82%.

O único grupo que avançou em agosto foi o de bens intermediários (0,23% para 0,73%). A principal contribuição veio do subgrupo materiais e componentes para a manufatura, cuja taxa passou de 0,27% em julho para 0,79% na primeira prévia de agosto.

A primeira prévia do IGP-M de agosto subiu 0,10%, abaixo do piso das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de 0,20% a 0,55%. Os preços para o índice divulgado hoje foram coletados entre os dias 21 e 31 do mês passado.

 

Veículo: Jornal Estado de Minas


Veja também

Delimassa dobra capacidade de produção

Assegurada pelos bons resultados da venda do lanche mais popular do País e que parece ser imune à crise, a...

Veja mais
Vendas no Dia dos Pais caem em meio a cenário econômico adverso

SÃO PAULO - As vendas do varejo no Dia dos Pais de 2015 caíram principalmente em função do c...

Veja mais
Sapato brasileiro ganha espaço para enfrentar chinês

                    ...

Veja mais
Vendas no Dia dos Pais têm queda de 5,1%

                    ...

Veja mais
Brasil derruba preços internacionais do café

                    ...

Veja mais
Entidades apontam Dia dos Pais ruim

As vendas do comércio varejista neste último período de Dia dos Pais caíram principalmente e...

Veja mais
Para driblar crise, empresas apostam em 'premium'

                    ...

Veja mais
Crise na economia brasileira muda hábitos dos consumidores

                    ...

Veja mais
Comerciantes podem decidir se fornecem ou não embalagem para presente

                    ...

Veja mais