Em 2014, os brasileiros gastaram pouco mais de R$ 22 bilhões com calçados, sendo as mulheres responsáveis por R$ 12 bilhões, e os homens por R$ 10 bilhões, disse ontem a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Segundo a FecomercioSP, o balanço indica que as varejistas precisam organizar o estoque para atender as demandas, já que as mulheres, tradicionais consumidoras de sapatos gastam apenas 20% mais que os homens.
Quando dividido por renda, o estudo aponta que é na classe A que há a maior discrepância: apesar de representar apenas 4% da população, essa parcela de famílias responde por 19% do consumo de calçados femininos, sendo que as mulheres gastam 107% a mais que os homens.
No sentido oposto, a classe E é a única faixa de renda cujo cenário contrapõe o senso comum da venda de calçados. As mulheres gastam 4% a menos com calçados do que os homens, que despendem 50% de tudo o que gastam com calçados em tênis.
Com base no gasto de todas as classes, os homens compram R$ 6 bilhões em tênis e apenas R$ 4 bilhões em outros calçados. Já as mulheres despendem apenas R$ 2,5 bilhões com tênis e quase R$ 10 bilhões em outros calçados.
Veículo: Jornal DCI