Facebook testa função que obstrui propaganda; Apple prepara bloqueio para iPhones
Apple e Facebook estão desenvolvendo maneiras de ajudar seus usuários a ver menos anúncios digitais.O Facebook está finalizando ferramenta que pode obstruir a apresentação de propagandas nas páginas de seus usuários.Procurada, a companhia confirmou que está em fase de testes, mas não quis se pronunciar.
Segundo pessoas que já experimentaram a função, ela se chama "eu já tenho isso" e pode ser acessada quando o usuário não quiser continuar a ser impactado por anúncios de produtos e serviços que ele recentemente buscou pela internet.A Apple, por sua vez, prepara uma forma de permitir que os donos de iPhone bloqueiem anúncios no browser Safari. As mudanças estão previstas para o novo sistema operacional, o iOS 9.
Segundo a Apple, a ideia é ajudar a "proteger a privacidade". Por meio de sua ferramenta, o usuário pode apagar os dados associados a seu identificador de publicidade e redefini-lo.Se ele preferir não receber anúncios móveis selecionados com base em seus interesses, pode tocar em um botão que limita o rastreamento de anúncios.
A privacidade é uma bandeira levantada por Tim Cook, presidente-executivo da Apple, que, em eventos recentes, tem feito menção às propagandas, em comentário que parecem direcionados a companhias como Google, Facebook e Twitter, as quais coletam dados de seus usuários para tornar a publicidade mais eficiente.
Veículo: Jornal Folha de S.Paulo