Somente 12% da população brasileira está comprando a mais
Segundo análise feita pela Dunnhumby' no Brasil, empresa especializada em ciência do consumidor, 28% dos brasileiros preferem poupar em produtos básicos para não abrir mão daqueles que já fazem parte de sua lista de consumo efetivos a um certo tempo. Para chegar nessa porcentagem foram analisados os hábitos de 22 milhões de brasileiros desde 2013, por um período de três meses, levando em conta: o que compraram, com que frequência e o que gastaram.
Para José Leite, proprietário de uma empresa de eventos, a solução foi fazer uma tabela de seus serviços contendo dois valores, um pacote mais barato com a utilização de produtos inferiores, e outro com produtos de marcas famosas com custo de preço mais alto. Com essa medida o empresário diz ter sofrido um pouco de rejeição, mas a maior parte de seus clientes encontram-se satisfeitos.
Já para a dona de casa Regina Sousa, que vai contra ao que a pesquisa demonstra, a troca de produtos vem sendo frequente e sem nenhuma restrição. “Sou casada e tenho dois filhos. Os dois estudam em escola particular. Não tem como não economizar”, relata. A dona de casa faz parte de uma realidade comum a de milhões de brasileiros pertencentes a classe C, que na situação atual em que o país se encontra, a única solução é cortar gastos.
Uma outra pesquisa divulgada pelo Instituto Data Popular nos primeiros meses deste ano, 47% dos brasileiros compravam menos produtos em supermercados em comparação ao ano de 2014. Os dados revelam ainda que aproximadamente 41% compram a mesma quantidade e somente 12% estão comprando mais.
Veículo: Jornal Capital Teresina - PI