Grupo Faleiro aposta em food service

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                                  Depois de atuar por 63 anos no segmento de festas, empresa vai se dedicar apenas à área de alimentos prontos



Após atuar por 63 anos no segmento de festas, o grupo Faleiro, com sede em Belo Horizonte, vai encerrar as atividades do Buffet Faleiro, empresa mais antiga da organização, e dedicar os negócios apenas à área de alimentos prontos, por meio da Faleiro Food Service. Para isso, está investindo cerca de R$ 6 milhões do caixa próprio da empresa na compra de terrenos e equipamentos, visando à implantação de novas linhas de produção.

A decisão de se dedicar a apenas um ramo veio com as perspectivas de crescimento do mercado. De acordo com o presidente do grupo, Antônio Faleiro Neto, o ingresso no segmento de alimentos prontos ocorreu há 17 anos e, desde então, somente cresceu. "Ao longo do tempo percebemos que esta área tinha uma lacuna maior a ser preenchida e que, por isso, possuía maior potencial. Voltamos nossa atenção para o negócio e observamos o desempenho", justifica.

Prova disso é que, há mais de cinco anos a Faleiro Food Service passou o Buffet Faleiro em termos de faturamento e hoje representa cerca de 80% dos negócios do grupo, produzindo diariamente 100 mil salgados, 4 mil refeições e 5 mil sobremesas. E a tendência é que esses números cresçam ainda mais.  que, conforme Faleiro Neto, a partir do próximo mês, com a dedicação exclusiva à área de food service e os investimentos que estão sendo realizados, as linhas de produção serão ampliadas, com o lançamento de mais dois itens de refeições, três de salgados e três de sobremesas.

"Para isso, já no ano passado compramos dois terrenos que fazem divisa com a fábrica, no bairro Califórnia (região Noroeste) e em dois anos vamos saltar dos atuais 4,8 mil metros quadrados para 7,8 mil metros quadrados de área fabril", diz. Ao todo a empresa conta com 150 funcionários, quadro que será ampliado em cerca de 15% ainda neste exercício. Já ao término da expansão, serão admitidos outros 50 profissionais.

Expectativa - Assim, a expectativa é que com atuação apenas em um segmento, o faturamento aumente em pelo menos 60%. De maneira mais audaciosa, segundo o presidente do grupo Faleiro, no médio prazo, a meta é atingir 1% de market share do setor nacional. Para se ter uma ideia, o segmento de food service movimentou mais de R$ 153 bilhões em 2014 e prevê para 2015, crescimento de 14,7%, segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

" um setor bastante promissor, porque as pessoas estão consumindo cada vez mais, com menos tempo, buscando praticidade e qualidade. Nossos produtos reúnem tudo isso, dos salgados passando pelas refeições até as sobremesas", destaca.

No primeiro semestre, a empresa registrou crescimento real de 25% sobre a mesma época do ano passado e a perspectiva é alcançar os 30% no encerramento do exercício em relação a 2014. Além disso, os negócios da Faleiro Food Service aumentaram 28% nos últimos dois anos. Ao todo foram nove produtos lançados, entre refeições completas e sobremesas.


Mercado - Neste sentido, a empresa já colocou seus produtos em quase todo o Brasil, estando presente em todos os estados, em mais de 4 mil pontos de vendas que vão de postos de gasolinas a farmácias e supermercados. Entre as regiões, o Sudeste responde por 60% do mercado, enquanto o restante do País fica com 40%.

"Há três anos não estávamos nem fora de Minas e hoje já contamos com tamanha capilaridade. Acredito, inclusive, que a diversificação das linhas e dos pontos de vendas é que têm nos permitido passar alheios à crise", afirma.

Em relação ao encerramento das atividades do Buffet Faleiro, o presidente do grupo lembra que foi feito um amplo planejamento estratégico nos últimos meses, de forma a garantir que não houvesse qualquer prejuízo aos clientes e aos funcionários.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


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